null: nullpx
Tudo sobre Séries

"Wandinha" fez história no catálogo da Netflix: elenco, spin-off e polêmicas da série

Série da Netflix conquistou o público com seu enredo intrigante, seu elenco afinado e seu visual impecável
Publicado 24 Jan 2024 – 10:56 AM EST | Atualizado 24 Jan 2024 – 10:56 AM EST
Compartilhar
Default image alt
“Wandinha” (2022) é uma das séries mais vistas da Netflix de todos os tempos Crédito: Divulgação/Netflix

A série “Wandinha” ("Wednesday") estreou na Netflix em novembro de 2022 e imediatamente se transformou em um fenômeno de audiência. Baseada nos personagens clássicos de “A Família Addams”, a produção conquistou o público com seu enredo intrigante, seu elenco afinado e seu visual impecável. Conheça a história, curiosidades e bastidores do seriado jovem de sucesso:

História da série “Wandinha”


O seriado de mistério com toques sobrenaturais acompanha a trajetória de Wandinha (Jenna Ortega) como aluna da Escola Nunca Mais, uma instituição cheia de estudantes com poderes especiais.

O local é gerido pela misteriosa Larissa Weems (Gwendoline Christie), aluna egressa e uma antiga colega de classe de Mortícia (Catherine Zeta Jones) e Gomez Addams (Luis Guzmán), os pais da protagonista.


Enquanto tenta dominar suas habilidades psíquicas e desvendar uma série de assassinatos que aterroriza a cidade, a adolescente ainda precisa lidar com relacionamentos complicados com seus pais e colegas.

Dividida em oito episódios, a série é produzida e dirigida por Tim Burton, cineasta responsável por sucessos como “Os Fantasmas se Divertem”, “Batman” (1989), “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça”, entre outros.

“Wandinha” é uma das séries mais vistas da Netflix de todos os tempos


Somente em sua primeira semana de exibição, “Wandinha” acumulou 400 milhões de horas assistidas, passando assim a ocupar o segundo lugar entre as séries mais vistas da Netflix de todos os tempos, superando “Stranger Things” e ficando atrás apenas de “Round 6”, até hoje líder absoluta.

Segunda temporada de “Wandinha”


Devido ao grande sucesso de público e de crítica, a Netflix não demorou para confirmar a segunda temporada de “Wandinha”. Os novos episódios da série já começaram a ser gravados, mas a plataforma de streaming ainda não anunciou quando eles devem estrear.

Repercussão e popularidade


No site agregador Rotten Tomatoes, a primeira temporada de “Wandinha” aparece com aprovação de 72% da mídia especializada e 85% por parte do público. Na plataforma IMDb, a atração ainda aparece com alta popularidade e nota 8,1 (de um total de 10), baseada em quase 400 mil avaliações.

Jenna Ortega como “Wandinha”


Na série da Netflix, Wandinha é uma jovem forte, segura e determinada, assim como parece ser Jenna Ortega, sua intérprete. A atriz de 21 anos já causou polêmica ao revelar em entrevista que, inicialmente, não gostou do roteiro de "Wandinha" e até admitiu que mudou falas que, segundo ela, “não estavam à altura” da personagem.


“Houve momentos naquele set em que me tornei quase anti-profissional, de certa forma, apenas comecei a mudar de fala. Então, tive que sentar com os roteiristas, e eles diziam: 'Espera, o que aconteceu com a cena?'. E eu tinha que explicar por que não poderia fazer certas coisas”, contou Jenna ao podcast “Armchair Expert”.

E além de talento e carisma, a estrela de “Wandinha” ainda esbanja dedicação. Para dar vida à filha mais velha da Família Addams, Jenna Ortega dispensou dublês em várias cenas, praticou esgrima, tiro ao alvo e canoagem, além de ter se empenhado para aprender a tocar violoncelo e falar alemão.


Foi a atriz, inclusive, a responsável por criar, em apenas dois dias, toda a coreografia da dancinha da Wandinha que viralizou nas redes sociais. Para a cena, Jenna pesquisou muitas referências góticas e se inspirou em cantores, bandas, coreógrafos e atores como Siouxsie Sioux, Bob Fosse, Lisa Loring, Lene Lovich, Denis Lavant, entre outros.

Elenco de “Wandinha”: pedido de demissão, relação com o Brasil e mais


A segunda temporada de “Wandinha” terá uma baixa no elenco principal. Thora Birch, que vive a inspetora do dormitório em que a protagonista vive, pediu demissão antes das filmagens terminarem.

Segundo o site Deadline, a atriz se desligou do projeto para cuidar de um parente doente e não retornará à produção. Porém, antes de deixar os sets, ela já teria terminado a maior parte de suas cenas. Ainda não se sabe se, para dar continuidade, o roteiro será adaptado ou uma nova artista será colocada em seu lugar.


Você sabia que uma das atrizes de “Wandinha” já visitou o Brasil e tem até uma relação bastante especial com o país? Joy Sunday, a intérprete da personagem Bianca Barclay, contou em entrevista à revista Seventeen que foi por aqui que ela se sentiu bela pela primeira vez.

"Eu estive no Brasil quando tinha 13 anos. (...) Eu me lembro de três mulheres na Bahia, em uma igreja. Elas me pararam e me disseram que eu era bonita. Eu me lembro de ficar incrédula porque eu não acreditei nelas. Foi a primeira vez que eu realmente parei para pensar em mim como uma pessoa bonita", declarou.


Até mesmo artistas veteranos tiveram suas vidas mudadas depois de “Wandinha”. Gwendoline Christie, que vive Larissa Weems na série, afirmou que, além de ter ficado mais popular, passou a se enxergar com outros olhos depois da estreia da atração.

Com 44 anos de idade e impressionantes 1,91 m de altura, Gwendoline disse que nunca havia se sentido tão bonita na TV. Em entrevista à revista Entertainment Weekly, a atriz elogiou o trabalho dos maquiadores e da equipe de produção de "Wandinha" e foi direta ao declarar: "Esta é a primeira vez que me sinto bonita na tela”.

Spin-off de “Wandinha”


O sucesso de “Wandinha” pode se tornar ainda maior ser ressaltado com a possibilidade de um derivado da série. De acordo com o site Deadline, um spin-off da atração da Netflix, focado apenas em Tio Chico, personagem icônico interpretado por Fred Armisen na primeira temporada, está em desenvolvimento inicial pela MGM Television.

A ideia é que sejam desenvolvidos mais derivados do seriado, com o spin-off de Tio Chico no topo da lista, já que o personagem caiu no gosto do público com sua personalidade e humor.

Séries da Netflix

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse