null: nullpx
Renascer

O que acontece com Tião Galinha em "Renascer": teve final trágico na primeira versão

Interpretado por Osmar Prado na primeira versão da novela, o humilde catador de caranguejos deixa a trama de forma comovente
Publicado 29 Fev 2024 – 03:55 PM EST | Atualizado 29 Fev 2024 – 03:55 PM EST
Compartilhar
Default image alt
Osmar Prado e Irandhir Santos são os intérpretes do personagem Tião Galinha nas duas versões de "Renascer" Crédito: Reprodução/Globoplay / Globo/Léo Rosario

Na novela “Renascer”, Tião Galinha é um homem simples, humilde, trabalhador e que, guiado pela superstição, fica obcecado pelo mito do diabinho na garrafa que, supostamente, poderia garantir uma vida melhor à esposa e aos filhos. Apesar de querido pelo público, o personagem tem um desfecho bastante trágico no meio do folhetim. Relembre:

O que acontece com Tião Galinha no final de "Renascer"


Na primeira versão da novela “Renascer”, exibida em 1993, o catador de caranguejos Tião Galinha foi interpretado por Osmar Prado e tinha dois filhos com sua esposa, Joaninha (Teresa Seiblitz). No remake, o personagem é vivido pelo ator Irandhir Santos.

Ao ouvir as lendas que correm a respeito de José Inocêncio (Antonio Fagundes), dentre elas a de que ele teria um diabinho de estimação numa garrafa, responsável pela sua riqueza, resolve usar o mesmo recurso para sair da vida miserável que leva com a família.

No decorrer da trama, Tião Galinha fica totalmente obcecado pelo diabinho na garrafa e, após viver uma série de abusos e explorações, acaba sendo preso injustamente. Na cadeia, o catador de caranguejos se sente humilhado e envergonhado e, tomado pela tristeza, decide se enforcar.


Após a trágica perda do marido, Joana fica desolada e volta ao mangue, também para fugir dos constantes assédios do patrão. Na releitura da novela, a esposa de Tião Galinha é interpretada pela atriz Alice Carvalho.

Mais sobre "Renascer"

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse