null: nullpx
Famosos-Zappeando

Zé Celso passou metade da vida em briga judicial com Silvio Santos por terreno em SP

Dono de um terreno vizinho ao Teatro Oficina, de Zé Celso, Silvio queria construir diversos edifícios na região - e, até hoje, não conseguiu
Publicado 6 Jul 2023 – 04:11 PM EDT | Atualizado 6 Jul 2023 – 04:11 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Zé Celso e Silvio Santos travaram batalha judicial por 43 anos Crédito: Reprodução/YouTube (Teatro Oficina)

Durante metade de sua vida, o dramaturgo Zé Celso - que morreu nesta quinta-feira (6) aos 86 anos após ferir-se gravemente em um incêndio - travou uma dura batalha judicial com o empresário e apresentador Silvio Santos.

Fundado por Zé Celso, o Teatro Oficina Uzyna Uzona, localizado na região do Bixiga em São Paulo, foi construído próximo a uma área pertencente ao Grupo Silvio Santos desde os anos 80 - e, quando a instituição manifestou intenção de construir edifícios ali, o dramaturgo entrou na justiça contra o empresário.

Entenda a briga judicial de Zé Celso e Silvio Santos, sua repercussão e consequências do processo para os artistas.

Zé Celso e Silvio Santos têm briga judicial há 4 décadas


Apesar de não ter terminado o curso que começou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Zé Celso tirou dali um de seus maiores feitos. Integrante do Centro Acadêmico 11 de Agosto, ele e outros colegas criaram a Companhia Teatro Oficina - que, em 1961, foi oficialmente profissionalizada, ganhando um edifício antigo no Bixiga, em São Paulo, como sede.

Ao longo dos anos, o Teatro Oficina passou por diversas reformas e, nos anos 90, ganhou a aparência que tem até hoje, cujo projeto foi feito pela arquiteta Lina Bo Bardi, responsável também pelo projeto do Museu de Arte de São Paulo. Desde meados dos anos 80, o prédio é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat), e desde 2010 nas esferas federal, estadual e municipal.

O Teatro Oficina, porém, não é o único local de grande importância na região. Isso porque, ao lado do teatro, há um terreno que pertence ao Grupo Silvio Santos - e a ideia do apresentador de construir três prédios ali deu início a uma briga de mais de 40 anos entre ele e Zé Celso.


Após comprar a área na década de 80, o grupo do dono do SBT tinha a intenção de construir três edifícios de até 100 metros, algo que, segundo Zé Celso, prejudicaria as atividades do Teatro Oficina e desconfiguraria o projeto de Bo Bardi. Levando de argumento o fato do edifício ser tombado (o que exige a preservação das características do local e delimita uma área protegida em seu entorno, Zé Celso entrou então na justiça.

Ao longo dos 43 anos seguintes, ambos os lados obtiveram vitórias. Em 2016, o Condephaat vetou a construção das torres no terreno vizinho afirmando que o projeto impediria a vista do teatro para a cidade de São Paulo, atributo pelo qual o edifício é bastante conhecido por proporcionar.

Já em 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura, ofereceu um parecer favorável à construção ao Grupo Silvio Santos - algo que foi vetado pela Justiça em 2022. A instituição do apresentador, na sequência, recorreu à segunda instância.


Durante todo o processo, Silvio Santos e Zé Celso se reuniram pessoalmente para tentar chegar a um acordo sobre o terreno. Uma das mais recentes, inclusive, foi mediada pelo então prefeito de São Paulo, João Doria, mas ele não teve um bom desfecho e ainda desagradou o apresentador, que se sentiu desconfortável com a presença de uma equipe de Zé Celso para gravar a conversa.

Pouco antes da morte de Zé Celso, em 2023, a briga ainda continuava. Em junho, o dramaturgo se casou com Marcelo Drummond em uma cerimônia realizada no próprio teatro, e os noivos convidaram o dono do SBT, sugerindo como presente a doação do terreno pertencente ao Grupo Silvio Santos.

O intuito de Zé Celso para a região seria transformá-la em uma espécie de parque ou área de convivência. Silvio, por outro lado, ja havia vetado a ideia de doar o local. Até hoje, o impasse continua.

Famosos

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse