null: nullpx
Famosos-Zappeando

8 famosas que rebatem críticas à idade e não têm medo de envelhecer diante das câmeras

Com poderosas declarações, elas combatem o preconceito contra idade e honram as mudanças no corpo
Publicado 29 Mar 2023 – 06:06 PM EDT | Atualizado 29 Mar 2023 – 06:06 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Susana Vieira e Samara Felippo Crédito: @susanavieiraoficial/@sfelippo/Instagram

Muitas famosas, especialmente as que começaram a carreira ainda muito jovens, se transformaram muito diante dos olhos do público e se tornaram alvo do chamado etarismo, discriminação por idade baseada em estereótipos. Várias, porém, vão contra a ideia de que mulheres precisam sempre "buscar a juventude" e esconder seus corpos conforme eles mudam - e estas 8 são exemplos disso:

8 famosas que pisam no etarismo

Eliana


Cansada de ser julgada por sua aparência, a apresentadora chegou a publicar um vídeo no Instagram só para falar sobre o assunto, apresentando uma lista de frases etaristas que todos deviam evitar, como "você até que é bonita para sua idade", "você não tem mais idade pra usar isso", etc.

Aos 49 anos, Eliana ainda aproveitou a postagem para incentivar discursos que elevam a autoestima. "Lembrando que todo mundo vai envelhecer um dia. Quem não envelhece morre cedo. Viva a vida!", finalizou.

Samara Felippo


Nas redes sociais, a atriz também falou sobre o peso do envelhecimento que costuma ser colocado sobre a mulher. Aos 44 anos, ela se diz feliz e orgulhosa de sua idade e afirmou: "Falar que a mulher de quarenta se veste de uma maneira que ela não pode? 'Você está velha para isso', 'Não tem mais idade para isso', 'Olha para sua idade', 'Se adéque a usa idade'... É um lugar muito cansativo".

De quebra, Samara ainda aproveitou para falar sobre seus fios grisalhos. "Meus cabelos brancos, que todos viram, foi uma grande militância e revolta de não poder ter cabelos brancos enquanto homens grisalhos são chamados de sexy e charmosos. Eu adoro meus cabelos brancos. Eu sou taxada de velha”, comentou.

Claudia Ohana


A atriz de 60 anos, assim como grande parte das mulheres de sua idade, é alvo de críticas, julgamentos e cobranças por sua aparência, especialmente quando surge usando roupas de banho, mas já deu uma lição sobre o assunto.

Em uma entrevista, declarou: "Fico chocada de as pessoas acharem que estar velha é um xingamento, como se ela fosse ser jovem para sempre. Você tem 60 anos e é sexy, faz sexo e paquera, sim”, pontuou.

Xuxa Meneghel


Prestes a completar 60 anos, a apresentadora se tornou uma verdadeira defensora do direito de envelhecer. Quando foi criticada por aparecer em suas redes sem filtros ou maquiagem, desabafou: "Minha imagem é minha imagem e faço dela o que eu quiser”.

Sem se abalar com os julgamentos, Xuxa mostra que é capaz de dar importantes lições de autoestima e autoaceitação e, em mais de uma ocasião, aconselhou: “Viva muito bem com o que você tem e seja feliz”.

Susana Vieira


Sinônimo de alegria, vitalidade e sinceridade, a atriz de 80 anos foi outra famosa que contribuiu para combater o etarismo ao falar abertamente sobre desejo e sexualidade na maturidade.

“Mantenho ainda essa chama de mulher acesa”, afirmou a atriz em entrevista, apontando que, para ser saudável, “você tem de estar com todas as antenas de sentimentos bons em volta de você. Isso inclui a vida afetiva e a vida sexual(...) O desejo de ser feliz, o desejo sexual, de fazer alguma coisa importante, só terminam com a morte. Depende de você deixar morrer ou não”.

Gretchen


A cantora sempre foi adepta aos procedimentos estéticos, fala abertamente sobre suas intervenções e nunca escondeu sua idade. Ainda assim, constantemente é julgada por sua aparência e seu comportamento.

Mas Gretchen não se incomoda com as críticas, segue fazendo o que bem entende e, no auge dos seus 63 anos, publicou em suas redes sociais uma foto de quando era jovem, fez vários elogios a si mesma e escreveu: "Hoje olho pra ela e digo: ‘você venceu, mocinha. Você se tornou uma mulher incrível. Você agora está madura e empoderada. Determinada e forte. Parabéns".

Vera Fischer


Aos 71 anos, a atriz continua bela e jovial, mas também sofreu críticas por sua aparência. Confiante, ela não se abala e, em entrevista, já afirmou que, quando se olha no espelho, se acha “um mulherão”.

"A gente precisa se ver, não pode ter medo de se ver. Tem dias que eu acordo e penso: 'Hoje eu vou mexer nessas rugas'. Depois eu paro, tomo um café, ando um pouco e não quero ficar com aquela cara esticada”, declarou a famosa em bate-papo no programa “O Tempo Que a Gente Tem”, do canal GNT, quando questionada sobre sua relação com a própria imagem.

Astrid Fontenelle


Em um importante desabafo no programa “Saia Justa” (GNT), a apresentadora questionou: “por que a chegada da velhice na vida de uma mulher deve ser escondida, maquiada, retocada e tingida enquanto os homens exibem com orgulho os seus fios grisalhos e a suposta sabedoria adquirida com o tempo?"

Aos 61 anos, Astrid ainda aproveitou para dizer que o grande problema do etarismo é que ele faz as pessoas acreditarem que, depois de determinada idade, a mulher perde sua vida útil e que, supostamente, “não pode mais paquerar, trocar de carreira, ganhar prêmios, aprender uma nova habilidade, começar uma faculdade”.

Famosos que inspiram

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse