null: nullpx
Séries Netflix-Zappeando

10 melhores séries da Netflix de todos os tempos: as mais bem ranqueadas e exaltadas pela crítica

Lista inclui títulos como "Peaky Blinders", "Narcos", "Stranger Things" e mais
Publicado 28 Nov 2023 – 03:14 PM EST | Atualizado 28 Nov 2023 – 03:14 PM EST
Compartilhar
Default image alt
"Peaky Blinders" e "Narcos" estão entre as melhores séries da Netflix Crédito: Divulgação/Matt Squire/Netflix | Divulgação/Juan Pablo Gutierrez/Netflix

Desde que chegou ao mercado, a Netflix diversificou muito suas produções. Em 2013, foi lançada a primeira série original Netflix, “House of Cards”, que é considerada por muitos uma das melhores já lançadas pela plataforma – mas, nos últimos dez anos, o gigante do streaming lançou até mesmo doramas, séries espanholas, documentários de vida selvagem e mais, gerando conteúdo para todos os gostos.

Confira abaixo a lista das melhores séries da Netflix de todos os tempos de acordo com as avaliações dos títulos na plataforma IMDb, referência no assunto.

Melhores séries da Netflix: top 10 de todos os tempos

“Nosso Planeta” (“Our Planet”)


Série documental de natureza selvagem, “Nosso Planeta”, originalmente “Our Planet”, não só traz imagens espetaculares nas quais a Netflix investiu milhões de dólares para produzir como ainda proporciona conhecimento. Ela representa também a primeira série original Netflix sobre o tema e é narrada por David Attenborough, naturalista britânico que foi voz e rosto de inúmeros programas de vida selvagem na rede televisiva BBC.

A série de 12 episódios e duas temporadas aborda os mais diversos territórios do mundo e os animais nativos dessas regiões, com imagens detalhadas de hábitos e belas cenas protagonizadas por eles. Com episódios de 50 minutos de duração, ela é também uma das séries mais bem avaliadas do IMDb no ranking geral e, de dez indicações ao Emmy em 2019, venceu em duas: melhor narrador e melhor documentário ou série não-fictícia.


  • Ano de lançamento: 2019
  • Número de temporadas e episódios: 2 temporadas, 12 episódios

“Arremesso Final” (“The Last Dance”)


Também documental, “Arremesso Final”, mais conhecida como “The Last Dance”, mistura imagens de arquivo e entrevistas sobre um dos maiores times de basquete de todos os tempos, o Chicago Bulls. Aclamada pela crítica – algo que a fez acumular 10 indicações a prêmios renomados e 6 vitórias ao todo –, a série cativa ainda por mostrar a maestria do jogador Michael Jordan no esporte.

Além de trazer história, a série documental ainda proporciona reflexões e nostalgia, cativando não apenas fãs de esporte ou de séries relacionadas ao tema, mas ainda espectadores que gostam de drama, histórias biográficas, grandes ídolos do mundo moderno e mais.


  • Ano de lançamento: 2020
  • Número de temporadas e episódios: 1 temporada, 10 episódios

“Olhos que Condenam” (“When They See Us”)


Fechando o top 3 das melhores series da Netflix está mais uma obra documental, a chamada “Olhos que Condenam”, mais conhecida como “When They See Us”. Apesar de biográfica, a série não é composta por imagens reais, mas sim feita por atores, tudo para contar a história de cinco jovens condenados pelo crime de estupro em 1989 nos Estados Unidos, posteriormente apelidados de Central Park Five (“Os Cinco do Central Park”, em tradução livre.

Após a condenação, o quinteto viveu anos de prisão alegando inocência, e a série começa na época da convicção, em 1989, passa pelo momento em que todos conseguiram ser absolvidos, em 2002, e chega até o acordo ao qual chegaram em 2014.

Com astros como Michael Kenneth Williams (“Doze Anos de Escravidão”), Vera Farmiga (“Invocação do Mal”) e John Leguizamo (“O Menu”) no elenco, “Olhos que Condenam” traz ainda a apresentadora Oprah Winfrey em meio à produção executiva, foi indicada a 78 prêmios e venceu 30 deles.


  • Ano de lançamento: 2019
  • Número de temporadas e episódios: 1 temporada, 4 episódios

“Peaky Blinders: Sangue, Apostas e Navalhas” (“Peaky Blinders”)


Queridinha entre fãs de séries que abordam organizações criminosas e gangsters, “Peaky Blinders” conta a história de uma família britânica chefiada pelo herói de guerra Tom Shelby (Cillian Murphy).

Com o astro de “Oppenheimer” no papel central, o seriado se passa nos anos 1900, época em que a Inglaterra enfrentava a crise pós-Segunda Guerra Mundial e marcada por gangues se enfrentando por sobrevivência. Uma das mais poderosas entre elas é a Peaky Blinders, composta por membros que usam navalhas em seus chapéus.

A história aborda as ambições de Shelby, que vão além do mundo dos crimes e tráfico de armas, bem como o combate às gangues, que fica nas mãos do inspetor Chester Campbell (Sam Neill). Ao todo, “Peaky Blinders” recebeu 54 indicações a prêmio, vencendo 22 delas.


  • Ano de lançamento: 2013
  • Número de temporadas e episódios: 6 temporadas, 36 episódios

“BoJack Horseman”


Única série da lista em forma de desenho, “BoJack Horseman” retrata a amarga e engraçada vida de BoJack, um “homem-cavalo” ator. Entre os anos 80 e 90, BoJack protagonizou a aclamada série ficcional “Horsin’ Around” – e, no momento em que o seriado se passa, o personagem lida com o fracasso da carreira vivendo em Hollywood e lutando para voltar à ativa.

Com humor adulto, a série é um sucesso cômico por fazer parte do público se identificar com momentos de crise existencial e autodepreciação. O desenho foi indicado a 46 prêmios, levando 36 deles.


  • Ano de lançamento: 2014
  • Número de temporadas e episódios: 6 temporadas, 74 episódios

“Narcos”


Hit no Brasil especialmente por ter no elenco o ator Wagner Moura como Pablo Escobar, um dos maiores traficantes da história da Colômbia, “Narcos” relata em forma de crônica o mercado de cocaína do país. Nela, ficam em evidência as ações das autoridades para tentar controlar o comércio de drogas, bem como as histórias de grandes nomes do tráfico.

Dirigida pelo brasileiro José Padilha, também responsável por “Tropa de Elite”, “Narcos” reúne nomes como Pedro Pascal (“The Last of Us”) como Javier Peña, Boyd Holbrook (“Sandman”) como Steve Murphy, Alberto Ammann como Pacho Herrera e Paulina Gaitan como Tata Escobar.

A série latino-americana teve suas duas temporadas aclamadas pela crítica – e, com isso, foi indicada a 20 prêmios, vencendo oito deles.


  • Ano de lançamento: 2015
  • Número de temporadas e episódios: 3 temporadas, 30 episódios

“Stranger Things”


“Stranger Things” se tornou um hit mundial logo que estreou com sua primeira temporada em 2015, contando a história do desaparecimento de Will Byers (Noah Schnapp) na cidade fictícia de Hawkins. A trama, que se passa nos anos 80, traz elementos de nostalgia como músicas da época e referência a clássicos da década, como “Star Wars” e “Os Goonies”, além de cativar ainda pelo clima sombrio mesclado a ação, drama e comédia.

Após descobrir a existência do chamado Mundo Invertido, para onde Will havia sido levado, e acolher a peculiar Eleven (Millie Bobby Brown), um grupo de pré-adolescentes se depara com a existência de monstros e experimentos científicos aterrorizantes. Eles se dividem, portanto, entre a vida escolar e o combate às criaturas, bem como o estudo do que realmente está acontecendo.

“Stranger Things” tem no elenco a estrela Winona Ryder (a Lydia de “Beetlejuice”) como Joyce Byers, mãe de Will e Jonathan Byers (Charlie Heaton). Além disso, a série alçou ao estrelato mundial Gaten Matarazzo (Dustin Henderson), Finn Wolfhard (Mike Wheeler), Caleb McLaughlin (Lucas Sinclair), Sadie Sink (Max Mayfield), Joe Keery (Steve Harrington), Natalia Dyer (Nancy Wheeler), Dacre Montgomery (Billy Hargrove) e Joseph Quinn (Eddie Munson).

No elenco principal, também estão Maya Hawke (filha de Ethan Hawke e Uma Thurman) como Robin, e David Harbour como o policia Jim Hopper - e, ao longo de suas quatro temporadas, foi indicada a 311 prêmios, levando 110 deles.


  • Ano de lançamento: 2016
  • Número de temporadas e episódios: 4 temporadas, 34 episódios

“Black Mirror”


Ainda que suas primeiras temporadas não tenham sido criadas pela Netflix, a série “Black Mirror” alçou voo na terceira temporada, lançada em 2016. Com episódios independentes, as tramas geralmente se passam em cenários distópicos nos quais não é possível identificar o país onde tudo acontece. Nelas, determinados avanços tecnológicos influenciam de forma impactante a vida dos personagens, refletindo dilemas reais geralmente de forma extrema.

De tão grandiosa, a série deu origem até mesmo ao longa “Bandersnatch”, filme de ficção científica lançado em 2018 que traz ao público uma trama interativa estrelada por Will Poulter ("As Crônicas de Nárnia" e "Maze Runner") no papel de Colin Ritman, um desenvolvedor de jogos que acaba tendo problemas reais devido a um deles.

No elenco, “Black Mirror” tem grandes nomes com Aaron Paul (o Jesse de “Breaking Bad”), Daniel Kaluuya (protagonista de “Corra”) e até mesmo a cantora Miley Cyrus (“Hannah Montana”) atuando em episódios dirigidos por diferentes cineastas – entre eles a atriz Jodie Foster (“O Silêncio dos Inocentes”).

“Black Mirror” recebeu 106 indicações a prêmio, vencendo 33 deles.


  • Ano de lançamento: 2011
  • Número de temporadas e episódios: 6 temporadas, 27 episódios

“Dark”


Primeira série alemã produzida pela Netflix, “Dark” estreou em 2017 trazendo um universo cheio de enigmas. Tudo começa quando duas crianças desaparecem na floresta de uma pequena cidade, e isso dá início a um processo de viagem no tempo no qual segredos sinistros do local e seus cidadãos são revelados.

“Dark” fez sucesso não apenas pelo clima de mistério, mas pelas confusões que criou na mente do público. Isso porque, ao acompanhar o protagonista Jonas Kahnwald (Louis Hofmann) de volta ao passado, os espectadores descobrem parentescos inusitados que formam uma árvore genealógica bastante emaranhada.

A complexidade da trama, inclusive, deu início a uma série de sites, blogs e postagens que explicam o universo em detalhe, explicando a quem acompanha “Dark” quem é parente de quem ao longo das linhas temporais do seriado. “Dark” foi indicada a 25 prêmios, vencendo 8 deles.


  • Ano de lançamento: 2017
  • Número de temporadas e episódios: 3 temporadas, 26 episódios

“Arrested Development”


Lançada em 2003, “Arrested Development” também foi uma aquisição da Netflix e é a série mais antiga da lista. A comédia em estilo “The Office” acompanha Michael Bluth (Jason Bateman) a partir do momento em que ele é obrigado a tocar os negócios da família, relacionados a imóveis, após a prisão do pai, George Bluth (Jeffrey Tambor).

Com isso, ele passa a ter a vida infernizada pelos desejos e necessidades dos integrantes excêntricos de sua família – algo que torna seu trabalho insuportável – tudo enquanto busca ser um exemplo para o filho.

“Arrested Development” traz em seu elenco Michael Cera (“Juno”) como o filho de Michael, George-Michael Bluth, Portia de Rossi (de “Scandal”) como Lindsay Bluth Fünke, Will Arnett (“30 Rock”) como Gob Bluth, Alia Shawkat como Maeby Fünke, Tony Hale como Buster Bluth e mais.

Com 123 indicações a prêmio, “Arrested Development” coleciona 61 deles.


  • Ano de lançamento: 2003
  • Número de temporadas e episódios: 5 temporadas, 84 episódios

Mais séries famosas da Netflix


Além do top 10, as seguintes séries também fazem parte da lista de melhores séries da Netflix:


  • “The Crown”;
  • “Mindhunter”;
  • “Demolidor” (“Daredevil”);
  • “Cobra Kai”;
  • “The Last Kingdom”;
  • “Ozark”;
  • “O Gambito da Rainha” (“The Queen’s Gambit”);
  • “Jogos Sagrados” (“Sacred Games”);
  • “Queer Eye: Mais que um Makeover” (“Queer Eye”);
  • “Chef’s Table”.

Séries

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse