Fortalecendo cada vez mais a ideia de deixar a fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) em “Pantanal”, Trindade (Gabriel Sater) terá medo de sua presença ser uma ameaça para o filho.
Sem muitas explicações, ele abandonará Irma (Camila Morgado) e sumirá completamente da trama. No entanto, caso a novela siga a história original, o personagem ainda retornará! Saiba como.
Trindade pode retornar para “Pantanal
Mesmo que o público tenha implorado um final diferente para Trindade nesta versão, tudo se encaminha para que o remake de “Pantanal” tenha o mesmo desfecho.
Preocupado com o futuro de seu filho, o peão misterioso decidirá abandonar Irma e deixar que ela crie sozinha a criança. Apesar de ela não entender as motivações do amado, o personagem terá medo de que sua presença estimule o Cramulhão a tomar seu filho.

Decidido de que esta é a melhor coisa a fazer pelo seu herdeiro, Trindade cairá na estrada com seu cavalo e desaparecerá da fazenda de José Leôncio. Porém, há uma possibilidade de ele retornar.
Caso siga a história original escrita por Benedito Ruy Barbosa, o peão poderá retornar no momento em que a ruiva estiver dando à luz. Correndo risco de vida, ela será surpreendida pelo pai de seu filho, que será o responsável por fazer o parto do bebê, salvando os dois.
Mesmo assim, ele ainda irá embora, apenas pedindo para que José Lucas (Irandhir Santos) cuide de sua família após o seu sumiço.

Na trama original, o personagem era interpretado por Almir Sater, pai do ator atual, que teve que deixar o elenco da novela antes do final, por ter sido escalado para protagonizar “Ana Raio e Zé Trovão” (1991).
Quanto ao remake, Bruno Luperi, responsável pela adaptação da história, já chegou a se pronunciar pela falta de mudanças. Após a morte de Madeleine (Karine Teles) – acontecimento da novela original, que se repetiu sem ter necessidade -, o autor afirmou que manteria a trama da maneira que as pessoas se lembravam.