null: nullpx
Renascer

Final de Tião Galinha mudou na primeira versão de "Renascer" após briga nos bastidores

Na trama original, exibida em 1993, o final trágico do personagem foi antecipado a pedido do próprio ator, Osmar Prado
Publicado 22 Fev 2024 – 01:49 PM EST | Atualizado 22 Fev 2024 – 01:49 PM EST
Compartilhar
Default image alt
Osmar Prado como Tião Galinha em "Renascer" (1993) Crédito: Reprodução/Globoplay

Recém-chegado à trama de “ Renascer” (Rede Globo), desta vez interpretado por Irandhir Santos, Tião Galinha é um dos mais emblemáticos personagens da trama original.

Isso porque o catador de caranguejo tem o sonho de dar uma vida melhor à família e, em sua história, expõe uma série de desigualdades sociais - tudo culminando em um destino trágico causado por problemas nos bastidores do folhetim de Benedito Ruy Barbosa.

Qual a história de Tião Galinha na 1ª versão de "Renascer"


Em 1993, Tião Galinha foi um dos personagens mais celebrados pelo público em “Renascer”, trama de Benedito Ruy Barbosa que, em 2024, voltou às telinhas em uma adaptação feita por Bruno Luperi.


Então interpretado por Osmar Prado, Tião Galinha é um homem de origem pobre que trabalha como catador de caranguejos, mas que troca os manguezais pela zona do cacau na Bahia em busca de melhores condições para a família.

Lá, ele se depara com a fama de José Inocêncio, conhecido por rumores de que “venceu na vida” graças a um pacto com o cramulhão. Tião Galinha fica então obcecado por ter o próprio “diabinho da sorte”, e é daí que sai seu apelido: em dado momento, o catador de caranguejos encontra uma galinha e passa acreditar que, de um de seus ovos, sairá tal “diabinho”.


Devido às dificuldades e o drama que vive com a família, Tião Galinha ajudou a disseminar queixas de boa parte da população, algo que o tornou um sucesso. O personagem, no entanto, tem um destino trágico - que foi inclusive adiantado por motivos externos.

Segundo o próprio Osmar Prado, a trama de Tião sempre incluiu a morte do personagem, mas ele foi o responsável por adiantá-la. “Ele ia morrer, mas não sabia como. Lembro que a gente chegou em um impasse e eu decidi que ia sair. Tive um embate com um executivo da Globo e pedi para sair, para antecipar a morte do Tião com ele no auge”, disse ele ao programa “Grandes Atores” (Viva).


Em meio à obsessão por mudar de vida e os problemas com o patrão, que assedia sua esposa, Joana (Tereza Seiblitz e 1993 e Alice Carvalho em 2024), Tião passa por uma humilhação ao ser preso e levar um tapa na cara nesse contexto. Ele então decide tirar a própria vida, deixando um bilhete na cela. “Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do que come sempre ganha o pão de alguém”, dizia a nota.

Até o momento, não se sabe qual será o desfecho de Tião Galinha no remake de “Renascer”.

Mais sobre “Renascer”

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse