Onde assistir aos principais vencedores do Oscar 2024

por | mar 11, 2024 | Filmes

Em uma cerimônia aguardada, o Oscar 2024 premiou os maiores nomes do cinema do último ano, com poucas surpresas entre os vencedores. “Oppenheimer”, que fez grande campanha nas premiações anteriores, manteve o favoritismo e terminou a noite como o maior vencedor, colecionando sete estatuetas, inclusive as principais da noite, Melhor Direção (Christopher Nolan) e Melhor Filme.

Logo atrás, aparece “Pobres Criaturas”, que vem em uma campanha crescente desde o início do ano e mostrou sua força ao levar quatro estatuetas, incluindo a grande surpresa da noite, a de Melhor Atriz com Emma Stone. O prêmio era dado como certo para Lily Gladstone, protagonista de “Assassino da Lua das Flores”, filme de Martin Scorsese que saiu com as mãos abanando.

<b>Robert Downey Jr.</b>, Melhor Ator Coadjuvante por “Oppenheimer”;<br />
<b>Da’Vine Joy Randolph</b>, Melhor Atriz Coadjuvante por “Os Rejeitados”;<br />
<b>Emma Stone</b>, Melhor Atriz por “Pobres Criaturas”; e<br />
<b>Cillian Murphy</b>, Melhor Ator por “Oppenheimer””/><figcaption 
class=ROBYN BECK/AFP via Getty Images

“Barbie”, cujo marketing dominou 2023, levou o prêmio de Melhor Canção Original, “What Was I Made For”, escrita e interpretada por Billie Eilish.

Passado o furor com a premiação, saiba onde assistir aos principais vencedores da noite, sendo que vários deles já estão disponíveis em serviços de streaming.

Vencedores do Oscar 2024: onde assistir

Oppenheimer

Divulgação/Universal

Maior vencedor da 96ª edição do Oscar, com sete estatuetas, “Oppenheimer” conta a história real de J. Robert Oppenheimer, cientista responsável por liderar o Projeto Manhatttan, missão secreta do governo norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial, cujo objetivo era criar uma bomba atômica.

Dirigido por Christopher Nolan, o filme tem Cillian Murphy na pele do cientista e narra o antes, o durante e o depois da criação da bomba atômica, arma poderosa e aniquiladora usada nas cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki na Segunda Guerra Mundial.

  • Categorias que venceu no Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção (Christopher Nolan), Melhor Fotografia, Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.), Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora Original
  • Onde assistir: em cartaz nos cinemas e via aluguel em plataformas digitais, como AppleTV, Amazon Prime e Google Play

Pobres Criaturas

Emma Stone em
Reprodução/Searchlight Pictures

Indicada a 11 categorias do Oscar 2024, a história de Bella Baxter levou quatro estatuetas ao todo e surpreendeu ao arrematar, entre elas, a de Melhor Atriz com Emma Stone. Também produtora do filme, a artista se emocionou no palco e associou sua vitória ao intenso trabalho em equipe no longa-metragem.

Dirigido por Yorgos Lanthimos, o filme narra a jornada de Bella Baxter (Emma Stone), uma mulher trazida de volta à vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter (Willem Defoe). Querendo conhecer mais do mundo, ela foge com um advogado e viaja pelos continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella exige igualdade e libertação.

  • Categorias que venceu no Oscar: Melhor Atriz (Emma Stone), Melhor Maquiagem e Penteados, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte
  • Onde assistir: em cartaz nos cinemas e, a partir de 20 de março, no Star+

Anatomia de uma Queda

Filme
Divulgação/Diamond Films

Durante o último ano, Sandra (Sandra Hüller), uma escritora alemã, e Samuel (Samuel Maleski), seu marido francês, viveram juntos com Daniel, o filho de 11 anos do casal, em uma pequena e isolada cidade nos Alpes. Quando Samuel é encontrado morto, a polícia passa a tratar o caso como um suposto homicídio, e Sandra se torna a principal suspeita.

O filme levou a estatueta de Melhor Roteiro Original e foi um dos mais elogiados da temporada, principalmente pela atuação de Sandra Hüller.

  • Categoria que venceu no Oscar 2024: Melhor Roteiro Original
  • Onde assistir: em cartaz nos cinemas e, a partir do 21 de março, na Amazon Prime Video

Ficção Americana

Filme
Divulgação/Orion Pictures

Irritado por ter seus livros rejeitados pelas editoras, o autor Thelonious “Monk” Ellison (Jeffrey Wright) decide escrever um romance satírico sob um pseudônimo na intenção de expor as hipocrisias do mundo editorial. Sensação no mercado norte-americano, o filme arrematou cinco indicações ao Oscar 2024 e chegou ao Brasil direto no streaming.

Na premiação, levou a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado.

  • Categoria que venceu no Oscar 2024: Melhor Roteiro Adaptado
  • Onde assistir: Amazon Prime Video

Os Rejeitados

Cena de
Reprodução/Focus Features

Durantes as festas de fim de ano, um professor rabugento é designado a cuidar dos estudantes que precisam ficar no colégio no feriado. Durante a tarefa, ele lida com um adolescente rebelde que está de luto pela morte do pai. Ao todo, o filme concorreu a cinco categorias.

O grande destaque do filme foi a atriz Da’Vine Joy Randolph, que levou para casa a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante e emocionou a plateia com seu discurso.

  • Categoria que venceu no Oscar 2024: Melhor Atriz Coadjuvante (Da’Vine Joy Randolph)
  • Onde assistir: em cartaz nos cinemas e disponível para aluguel em plataformas digitais

Zona de Interesse

Filme
Divulgação/A24

O longa se passa durante a Segunda Guerra Mundial e apresenta um complexo caso de amor entre um oficial nazista e a esposa de um comandante do campo de concentração de Auschwitz. Tudo se torna ainda mais complicado quando ele começa a suspeitar da infidelidade de sua companheira.

Ao todo, o filme recebeu cinco indicações ao Oscar 2024 e levou a de Melhor Filme Estrangeiro.

  • Categoria que venceu no Oscar 2024: Melhor Filme Estrangeiro
  • Onde assistir: em cartaz nos cinemas e, a partir de 31 de março, na Amazon Prime Video

Barbie

Reprodução/Warner Bros. Pictures

Depois de ser expulsa da Barbieland por perder sua perfeição, Barbie (Margot Robbie) parte em uma aventura ao mundo real para descobrir qual o seu destino e vive uma jornada cheia de descobertas sobre quem é realmente é e por que foi criada.

Um dos maiores fenômenos de 2023, o filme dirigido por Greta Gerwig recebeu oito indicações, incluindo dobradinhas nas categorias Melhor Música Original (“I’m Just Ken” e “What Was I Made For”), e Melhor Ator Coadjuvante (Ryan Gosling) e Melhor Atriz Coadjuvante (America Ferrera).

No final da noite, Billie Eilish saiu com sua segunda estatueta dourada – a primeira, ganhou em 2020 por “No Time to Die” (‘007’) – na categoria Melhor Canção Original com “What Was I Made For”.

  • Categoria que venceu no Oscar 2024: Melhor Canção Original (“What Was I Made For?”, de Billie Eilish)
  • Onde assistir: Max (antigo HBO Max)

Filmes