null: nullpx
filmes-Zappeando

Onde assistir aos principais vencedores do Oscar 2024

"Oppenheimer" foi o maior ganhador da noite, com sete estatuetas, seguido de "Pobres Criaturas", com quatro
Publicado 11 Mar 2024 – 08:59 AM EDT | Atualizado 13 Mar 2024 – 01:12 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Emma Stone em "Pobres Criaturas" e Cillian Murphy em "Oppenheimer" Crédito: 20th Century Studios Brasil | Universal Studios

Em uma cerimônia aguardada, o Oscar 2024 premiou os maiores nomes do cinema do último ano, com poucas surpresas entre os vencedores. "Oppenheimer", que fez grande campanha nas premiações anteriores, manteve o favoritismo e terminou a noite como o maior vencedor, colecionando sete estatuetas, inclusive as principais da noite, Melhor Direção (Christopher Nolan) e Melhor Filme.

Logo atrás, aparece "Pobres Criaturas", que vem em uma campanha crescente desde o início do ano e mostrou sua força ao levar quatro estatuetas, incluindo a grande surpresa da noite, a de Melhor Atriz com Emma Stone. O prêmio era dado como certo para Lily Gladstone, protagonista de "Assassino da Lua das Flores", filme de Martin Scorsese que saiu com as mãos abanando.

"Barbie", cujo marketing dominou 2023, levou o prêmio de Melhor Canção Original, "What Was I Made For", escrita e interpretada por Billie Eilish.

Passado o furor com a premiação, saiba onde assistir aos principais vencedores da noite, sendo que vários deles já estão disponíveis em serviços de streaming.

Vencedores do Oscar 2024: onde assistir

Oppenheimer


Maior vencedor da 96ª edição do Oscar, com sete estatuetas, "Oppenheimer" conta a história real de J. Robert Oppenheimer, cientista responsável por liderar o Projeto Manhatttan, missão secreta do governo norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial, cujo objetivo era criar uma bomba atômica.

Dirigido por Christopher Nolan, o filme tem Cillian Murphy na pele do cientista e narra o antes, o durante e o depois da criação da bomba atômica, arma poderosa e aniquiladora usada nas cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki na Segunda Guerra Mundial.


  • Categorias que venceu no Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção (Christopher Nolan), Melhor Fotografia, Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.), Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora Original
  • Onde assistir: em cartaz nos cinemas e via aluguel em plataformas digitais, como AppleTV, Amazon Prime e Google Play

Pobres Criaturas


Indicada a 11 categorias do Oscar 2024, a história de Bella Baxter levou quatro estatuetas ao todo e surpreendeu ao arrematar, entre elas, a de Melhor Atriz com Emma Stone. Também produtora do filme, a artista se emocionou no palco e associou sua vitória ao intenso trabalho em equipe no longa-metragem.

Dirigido por Yorgos Lanthimos, o filme narra a jornada de Bella Baxter (Emma Stone), uma mulher trazida de volta à vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter (Willem Defoe). Querendo conhecer mais do mundo, ela foge com um advogado e viaja pelos continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella exige igualdade e libertação.


  • Categorias que venceu no Oscar: Melhor Atriz (Emma Stone), Melhor Maquiagem e Penteados, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte
  • Onde assistir: em cartaz nos cinemas e, a partir de 20 de março, no Star+

Anatomia de uma Queda

Durante o último ano, Sandra (Sandra Hüller), uma escritora alemã, e Samuel (Samuel Maleski), seu marido francês, viveram juntos com Daniel, o filho de 11 anos do casal, em uma pequena e isolada cidade nos Alpes. Quando Samuel é encontrado morto, a polícia passa a tratar o caso como um suposto homicídio, e Sandra se torna a principal suspeita.

O filme levou a estatueta de Melhor Roteiro Original e foi um dos mais elogiados da temporada, principalmente pela atuação de Sandra Hüller.


  • Categoria que venceu no Oscar 2024: Melhor Roteiro Original
  • Onde assistir: em cartaz nos cinemas e, a partir do 21 de março, na Amazon Prime Video

Ficção Americana


Irritado por ter seus livros rejeitados pelas editoras, o autor Thelonious "Monk" Ellison (Jeffrey Wright) decide escrever um romance satírico sob um pseudônimo na intenção de expor as hipocrisias do mundo editorial. Sensação no mercado norte-americano, o filme arrematou cinco indicações ao Oscar 2024 e chegou ao Brasil direto no streaming.

Na premiação, levou a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado.


  • Categoria que venceu no Oscar 2024: Melhor Roteiro Adaptado
  • Onde assistir: Amazon Prime Video

Os Rejeitados


Durantes as festas de fim de ano, um professor rabugento é designado a cuidar dos estudantes que precisam ficar no colégio no feriado. Durante a tarefa, ele lida com um adolescente rebelde que está de luto pela morte do pai. Ao todo, o filme concorreu a cinco categorias.

O grande destaque do filme foi a atriz Da'Vine Joy Randolph, que levou para casa a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante e emocionou a plateia com seu discurso.


  • Categoria que venceu no Oscar 2024: Melhor Atriz Coadjuvante (Da'Vine Joy Randolph)
  • Onde assistir: em cartaz nos cinemas e disponível para aluguel em plataformas digitais

Zona de Interesse


O longa se passa durante a Segunda Guerra Mundial e apresenta um complexo caso de amor entre um oficial nazista e a esposa de um comandante do campo de concentração de Auschwitz. Tudo se torna ainda mais complicado quando ele começa a suspeitar da infidelidade de sua companheira.

Ao todo, o filme recebeu cinco indicações ao Oscar 2024 e levou a de Melhor Filme Estrangeiro.


  • Categoria que venceu no Oscar 2024: Melhor Filme Estrangeiro
  • Onde assistir: em cartaz nos cinemas e, a partir de 31 de março, na Amazon Prime Video

Barbie


Depois de ser expulsa da Barbieland por perder sua perfeição, Barbie (Margot Robbie) parte em uma aventura ao mundo real para descobrir qual o seu destino e vive uma jornada cheia de descobertas sobre quem é realmente é e por que foi criada.

Um dos maiores fenômenos de 2023, o filme dirigido por Greta Gerwig recebeu oito indicações, incluindo dobradinhas nas categorias Melhor Música Original ("I'm Just Ken" e "What Was I Made For"), e Melhor Ator Coadjuvante (Ryan Gosling) e Melhor Atriz Coadjuvante (America Ferrera).

No final da noite, Billie Eilish saiu com sua segunda estatueta dourada - a primeira, ganhou em 2020 por "No Time to Die" ('007') - na categoria Melhor Canção Original com "What Was I Made For".


  • Categoria que venceu no Oscar 2024: Melhor Canção Original ("What Was I Made For?", de Billie Eilish)
  • Onde assistir: Max (antigo HBO Max)

Filmes

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse