null: nullpx
filmes-Zappeando

Filmes e séries sobre TDI na Netflix: produções que abordam o transtorno para assistir

Lista de atrações que falam sobre Transtorno Dissociativo de Identidade de variadas formas
Publicado 22 Ago 2023 – 06:30 PM EDT | Atualizado 22 Ago 2023 – 06:30 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
"Fragmentado" Crédito: Divulgação/Universal Pictures

O Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), antigamente chamado de Transtorno de Personalidade Múltipla, é uma condição psicológica complexa e muito rara em que uma pessoa apresenta duas ou mais identidades ou personalidades distintas e consistentes, cada uma com suas próprias características, memórias, pensamentos, emoções e padrões comportamentais.

De acordo com informações da Cleveland Clinic, o TDI é um distúrbio raríssimo que afeta entre 0,01% e 1% da população mundial. As mulheres são mais propensas do que os homens a apresentar o transtorno, que pode ocorrer em qualquer idade.


As causas exatas do TDI ainda não são completamente compreendidas pela ciência, mas acredita-se que o transtorno seja resultado de traumas graves e repetidos na infância, como abuso sexual, físico ou emocional. O distúrbio seria, portanto, uma forma de a pessoa se distanciar ou se desvincular do trauma.

O diagnóstico de TDI é complexo e deve ser realizado por um profissional de saúde mental qualificado, como um psiquiatra ou psicólogo, uma vez que não há um único teste que possa diagnosticar a condição. Alguns medicamentos podem ajudar com certos sintomas do transtorno, como depressão ou ansiedade, mas o tratamento mais eficaz é a psicoterapia.


O Transtorno Dissociativo de Identidade é tão complexo e intrigante que já foi apresentado de diversas formas na ficção. É muito importante ressaltar, no entanto, que representações na mídia nem sempre são precisas ou realistas, o que pode perpetuar mal-entendidos e estigmas. Dito isso, se você se interessa pelo assunto, precisa conhecer títulos disponíveis na Netflix que abordam a condição:

Filmes e séries sobre TDI para ver na Netflix

“Fragmentado”


Lançado em 2017, o suspense psicológico é dirigido por M. Night Shyamalan, de “O Sexto Sentido”, e conta a história de Kevin Wendell Crumb (James McAvoy), um homem que sofre de Transtorno Dissociativo de Identidade. O personagem possui 23 identidades distintas, cada uma com características, comportamentos e até mesmo aparências diferentes.

A trama se desenrola quando Kevin sequestra três adolescentes e as mantém presas em um local desconhecido. Conforme as diferentes identidades do personagem emergem, as garotas percebem a gravidade da situação e a complexidade da mente do sequestrador.

Apesar de ser o filme mais recente sobre o assunto, não é o mais bem aceito entre especialistas no TDI, por trazer uma associação da condição à violência, passando uma imagem equivocada sobre o assunto.

“As 24 personalidades de Billy Milligan”


A série documental com quatro episódios retrata o caso de Billy Milligan, um estuprador que aterrorizou os Estados Unidos na década de 1970. Durante o julgamento, seus advogados alegaram que Billy sofria de Transtorno Dissociativo de Identidade e que teria 24 personalidades.

O caso se tornou nacionalmente conhecido e alavancou o questionamento se o homem realmente sofria do transtorno ou se se estaria fingindo insanidade. O seriado explora os detalhes sobre o julgamento e as opiniões de especialistas que trataram Billy e outros pacientes com diagnóstico semelhante.

“Marcella”


A série de suspense de 2016 é centrada na personagem Marcella Backland (Anna Friel), uma detetive investigativa talentosa, porém atormentada. No início, ela está passando por um momento difícil em sua vida pessoal, tendo recentemente se separado de seu marido e enfrentando problemas emocionais e de memória.

A protagonista é chamada de volta ao trabalho quando uma série de assassinatos brutais começa a ocorrer em Londres, todos com um modus operandi semelhante. Conforme ela mergulha nas investigações, começa a surgir um padrão que a leva a acreditar que os crimes podem estar relacionados a um caso não resolvido em que ela mesma estava envolvida anos atrás.

“Ilha do Medo”


O suspense psicológico se passa no ano de 1954 e acompanha os agentes federais Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e Chuck Aule (Mark Ruffalo), que são enviados para uma ilha remota que abriga um hospital psiquiátrico de alta segurança para criminosos insanos para investigar o sumiço de uma paciente.

À medida que a investigação avança, Teddy começa a ter visões perturbadoras de seu passado e começa a questionar sua própria sanidade e a realidade ao seu redor.

Séries na Netflix para todos os gostos

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse