Camila Alves, de “Todas as Flores”, é deficiente visual e atuou com o seu próprio cão-guia

por | out 3, 2022 | Entretenimento

“Todas as Flores” é uma novela que pretende celebrar a diversidade e propor debates necessários. Entre uma equipe que envolve PCDs, foi contratada Camila Alves, uma mulher cega, que vai atuar no papel de Gabriela, além de ter importância imensurável para o elenco, por ser psicóloga e educadora, debatendo as cenas e seu impacto social. Conheça a artista!

Camila Alves comenta papel e apoio ao elenco em “Todas as Flores”

Camila participou da produção da novela original do Globoplay, que chega ao streaming no dia 19, de forma bem essencial. Foram promovidos alguns encontros e workshops para abordagem de pessoas com deficiência na TV.

Além de atuar na trama, Camila se tornou também o “porto seguro” do elenco, dando dicas de como tocar no assunto sensível, especialmente para Sophie Charlotte, com uma protagonista também cega, e Humberto Carrão.

Maíra (Sophie Charlotte)
Globo/ Divulgação

Questionada sobre uma definição para sua personagem em coletiva da qual o Zappeando participou, Camila contou que teve a chance de atuar com um amigo bem especial, o Astor, seu cão-guia. “Gabriela não aguenta quem quer segurar”.

“Ela é a personagem do cão-guia, eu sou uma humana de um cão-guia na minha vida, quem está gravando as cenas é o Astor, que me acompanha há 4 anos já. Então fomos em dose dupla para a novela: eu e o Astor”.

Camila Alves grava com cão-guia em
Globo/Estevam Avellar

“Gabriela é uma mulher que gosta de samba, é alegre, descontraída, descolada. Eu acho que a principal participação de Gabriela na trama é poder trazer mais sobre que narrativas da deficiência a gente coloca no audiovisual hoje em dia”.

Foi Camila, inclusive, quem aconselhou o elenco a abolir os termos portador de deficiência ou necessidades/pessoas especiais. “São termos que já saíram de uso. A gente usa hoje, no Brasil, o termo pessoa com deficiência (PCD). O que acho importante é reafirmar o compromisso que agente tem assumido nessa novela com a reflexão da deficiência”.

“Todas as Flores”