null: nullpx
entretenimento-Zappeando

Quem é Richarlison, o novo ídolo do Brasil: jogador é conhecido por ajudar fãs e irreverência

Com 25 anos, o atleta já chamava a atenção muito antes da Copa do Mundo, por seu talento dentro e fora dos gramados
Publicado 25 Nov 2022 – 10:31 AM EST | Atualizado 25 Nov 2022 – 10:32 AM EST
Compartilhar
Default image alt
Richarlison é atacante da Seleção Brasileira Crédito: NELSON ALMEIDA / Colaborador

Entregando tudo aquilo que esperavam dele e muito mais, Richarlison foi o grande destaque o jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo 2022. Em um confronto contra a Sérvia, o jogador marcou os dois gols da vitória.

De origem simples, o atleta começou a jogar bola profissionalmente aos 15 anos, começando a crescer cada vez mais, sem nunca esquecer suas origens e ideiais. Conheça mais sobre Richarlison!

6 fatos sobre Richarlison, o pombo da Seleção

Onde nasceu

Nascido em Nova Venância, no Espírito Santo, no dia 10 de maio de 1997, Richarlison tem 25 anos de idade. Sua criação foi em uma comunidade pobre, mas sua paixão pelo futebol o fez crescer nos campos logo cedo.

Trajetória no futebol

O jogador se tornou profissional quando tinha apenas 15 anos de idade, entrando para o elenco do América Mineiro, que se tornou uma ponte para que ele fosse para o Fluminense e jogasse a Série A do Campeonato Brasileiro.

No time carioca, se tornou um dos grandes destaques e fez parte da vitória da equipe no Campeonato Carioca de 2017. Toda essa visibilidade de Richarlison o fez atrair a atenção de times internacionais.

Não demorou muito para que assinasse com o time inglês Watford, depois seguisse para o Everton e, por fim, fosse contratado pelo Tottenham, um dos maiores times da Inglaterra.

Atuação na Seleção Brasileira

Convocado em agosto de 2018 para a Seleção Brasileira, após o término da Copa do Mundo da Rússia, Richarlison não decepcionou e fez fama como artilheiro.

Com participações importantes no jogo, o atleta foi responsável por muitas goleadas do time brasileiro, chamando atenção nos Jogos Olímpicos de 2020, quando marcou 4x0 em cima da Alemanha.

Além de talentoso dentro do campo, Richarlison chama atenção também por seu humor e irreverência. Ao receber a medalha de ouro olímpica no Japão, ele ainda brincou com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, o chamando de careca e avisando que eles se reencontrariam no Catar.

Origem do apelido

Conhecido como "Pombo", o apelido veio da dança de comemoração que o atacante fez após muitos gols. Ela tem como origem uma brincadeira entre amigos, em 2018, que acabou se tornando o funk "Dança do Pombo", do MC Faísca e Os Perseguidores.

Nos campos e nas redes sociais, Richarlison costuma colocas as mãos no quadril, esticar o pescoço para frente e fazer um movimento parecido com a da ave.

Engajamento social e político

Outro dos motivos pelo qual se destaque é que Richarlison é um dos únicos jogadores que usa sua visibilidade para promover causas sociais. Em entrevistas, o jogador já garantiu que nunca esquecerá sua origem e usará sua fama para poder ajudar.

“Enquanto puder fazer algo pra mudar meu país para melhor, eu vou estar aqui pra colocar a boca no mundo e gritar mesmo. Não vou parar por conta de meia dúzia de haters — e nem se fossem milhares”, disse para o Uol em 2020, sobre ser criticado por alguns de seus seguidores.

Desta forma, ele passou a apadrinhar o projeto "USP Vida", que estuda novas maneiras de combater o Covid-19. Mais do que isso, ele também luta pela causa ambiental, sempre cobrando os governantes de medidas para combater as queimadas no Pantanal, que devastaram 30% do bioma.

Além disso, ele adotou uma onça, chamada Acerola, financiando seus cuidados pela ONG Onçafari.

Usando todo o pontencial de sua voz, Richarlison também chama a atenção para a luta contra o racismo, sempre se posicionando em suas redes sociais, e revelou que doa 10% do salário para ajudar familiares de pessoas internadas com câncer em Barretos, no interior de SP.

“Muita gente não sabe. No Brasil eu tenho uma casa em Barretos onde tem um hospital de câncer. Tem uma casa lá para ajudar as pessoas que não tem grana para poder ficar lá. Então ali eles tem comida de graça, tem tudo de graça. 10% do meu salário vai para lá para ajudar essas pessoas”, revelou o jogador em uma entrevista para a ESPN.

Fama nas redes sociais

Mais do que sempre abordar temas relevantes, Richarlison leva muita diversão para os seus seguidores, demonstrando sempre um jeito descontraído e muito humilde.

Com o destaque do jogador por conta da Copa do Mundo, muitas pessoas começaram a revelar um lado do atleta que muitos não conhecem: que está atento aos pedidos de ajuda e faz o máximo possível para ser útil.

Sempre doando uma chuteira ou uma camisa da seleção para aqueles que precisam de dinheiro para cirurgias complicadas, Richarlison se mostra muito atencioso.

Copa do Mundo 2022

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse