null: nullpx
Famosos-Zappeando

Xamã era vendedor ambulante antes da fama: conheça a trajetória do artista

Com mais de 7 milhões de ouvintes mensais só no Spotify, Xamã sempre lutou pelo futuro que gostaria de ter
Publicado 10 Abr 2024 – 12:00 PM EDT | Atualizado 10 Abr 2024 – 12:02 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Xamã

Xamã, atualmente no ar como Damião no remake de "Renascer", chegou a ser vendedor ambulante antes da fama, usando a rima para obter sucesso nas ruas, habilidade que rendeu as primeiras oportunidades de agarrar uma carreira artística que deu muito certo. Conheça a história do ator e cantor!

Xamã trabalhou como vendedor ambulante antes da fama

Disposto a trabalhar pelo seu sustento, Xamã passava os dias em cima dos trilhos dos trem para vender pacotes de amendoim e outros produtos, improvisando rimas para chamar a atenção dos clientes, por quem sempre foi admirado, tendo seu talento reconhecido até nos vagões.

"Não importava o produto que eu estivesse vendendo quando estava rimando, ele era muito mais atrativo", afirmou o ator e cantor ao Extra, em entrevista publicada em fevereiro de 2023. No fim do expediente, Xamã aproveitava para ir em batatalhas de rimas, onde estavam outros grandes nomes, como Orochi e L7nnon.

O artista foi ganhando cada vez mais confiança. "Teve uma época em que eu fiquei muito cheio de marra. Falava que tudo que eu rimava, eu vendia. Aí, um camarada que vendia cadarços coloridos apostou comigo que eu não emplacaria o produto dele".


"Na rima, você faz umas perguntas para a pessoa, para ficar engraçado. Então parei numa tia e ela falou que morava numa casa em um acostamento. Acabou que vendi o cadarço pra ela usar como um varal, emendando um no outro (risos)".

A habilidade com as rimas, que se manifestou ainda na infância, quando morava com a mãe e avó no subúrbio do Rio de Janeiro, fez com que ganhasse um concurso de poesia aos 12 anos, sendo a responsável por torná-lo famoso.

O primeiro emprego do rapper foi em uma loja de roupas no centro da cidade carioca, quando usava todo salário que ganhava para bancar os estudos na Universidade de Direito, tendo a ideia de se tornar ambulante no trem durante o trajeto que sempre fazia, com a intenção de ganhar mais trocados.

Em 2016, Xamã decidiu largar a faculdade e se dedicar totalmente à música, gravando um rap em estúdio improvisado que atingiu 30 mil reproduções no YouTube, número bem expressivo para um cantor iniciante.


No mesmo ano, Xamã foi chamado para fazer parte da 1Kilo, gravadora de rap, quando sua carreira começou a decolar, lançando o primeiro álbum solo em 2018, intutilado "Pecado Capital", que resultou em convite para turnê mundial e para se apresentar no Rock in Rio de 2019.

A fama no Brasil inteiro veio em 2021, com o rap "Malvadão 3", que ficou em primeiro lugar nas plataformas de streaming brasileiras. Depois, Xamã compôs "Leão", em parceria com Marília Mendonça, hit que bateu o recorde de música brasileira com mais mais reproduções em uma semana no Spotify.

A estreia como ator veio em 2023, quando gravou dois filmes — "O Maníaco do Parque" e "Cinco Tipos de Medo" — sendo notado pela Globo, onde foi escalado para o elenco de "Justiça 2" e também para o remake da novela "Renascer", onde interpreta Damião.

Mais sobre famosos

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse