null: nullpx
Séries-Zappeando

Atrizes de "Toda Luz que Não Podemos Ver" realmente têm deficiência visual

Intérpretes de Marie-Laure na série memorizaram o roteiro usando uma mescla de áudio e braille
Publicado 9 Nov 2023 – 04:08 PM EST | Atualizado 9 Nov 2023 – 04:08 PM EST
Compartilhar
Default image alt
Nell Sutton e Aria Maria Loberti Crédito: Atsushi Nishijima/Netflix

Muito aguardada, “Toda Luz que Não Podemos Ver” está entre as séries mais assistidas da Netflix desde sua estreia - e, além da trama, inspirada em um livro, há ainda outros detalhes interessantes, como o fato de a protagonista, que é cega, ser vivida por duas atrizes que realmente têm deficiência visual.

Atrizes de "Toda Luz que Não Podemos Ver" são realmente cegas


Baseada no romance homônimo do autor Anthony Doerr, “ Toda Luz que Não Podemos Ver” traz como protagonista Marie-Laure, jovem com deficiência visual que se torna parte da resistência e inspira os demais durante a ocupação nazista na França.


A série emocionante tem feito sucesso na Netflix, se tornando um dos títulos mais acessados da plataforma - e o que muita gente não sabe é que as duas atrizes que interpretam Marie-Laure em diferentes épocas da vida têm deficiência visual assim como a personagem.

Aria Maria Loberti, que interpreta Marie-Laure na versão adulta, tem uma condição chamada acromatopsia, que a faz enxergar em tons de cinza, ter alta sensibilidade à luz e miopia extrema. Enquanto isso, Nell Sutton não teve detalhes sobre sua visão revelados para além do fato de ter uma deficiência visual.


Em material divulgado pela plataforma, um dos produtores da série, Joe Strechay, que prestou consultoria sobre acessibilidade para a equipe, afirmou que esta foi a primeira vez em que ele trabalhou com duas atrizes deficientes visuais em papéis de protagonismo.

Além disso, ele explicou ainda detalhes do processo, afirmando que Loberti preferiu memorizar o script através de áudio, enquanto Sutton preferiu usar braille. Nos estúdios, os nomes de outros atores e funcionários da produção também foram disponibilizados em braille visando o máximo possível de acessibilidade.

Séries

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse