Atrizes de “Toda Luz que Não Podemos Ver” realmente têm deficiência visual

por | nov 9, 2023 | Séries

Muito aguardada, “Toda Luz que Não Podemos Ver” está entre as séries mais assistidas da Netflix desde sua estreia – e, além da trama, inspirada em um livro, há ainda outros detalhes interessantes, como o fato de a protagonista, que é cega, ser vivida por duas atrizes que realmente têm deficiência visual.

Atrizes de “Toda Luz que Não Podemos Ver” são realmente cegas

Baseada no romance homônimo do autor Anthony Doerr, “ Toda Luz que Não Podemos Ver” traz como protagonista Marie-Laure, jovem com deficiência visual que se torna parte da resistência e inspira os demais durante a ocupação nazista na França.

Nell Sutton
Atsushi Nishijima/Netflix

A série emocionante tem feito sucesso na Netflix, se tornando um dos títulos mais acessados da plataforma – e o que muita gente não sabe é que as duas atrizes que interpretam Marie-Laure em diferentes épocas da vida têm deficiência visual assim como a personagem.

Aria Maria Loberti, que interpreta Marie-Laure na versão adulta, tem uma condição chamada acromatopsia, que a faz enxergar em tons de cinza, ter alta sensibilidade à luz e miopia extrema. Enquanto isso, Nell Sutton não teve detalhes sobre sua visão revelados para além do fato de ter uma deficiência visual.

Aria Maria Loberti
Atsushi Nishijima/Netflix

Em material divulgado pela plataforma, um dos produtores da série, Joe Strechay, que prestou consultoria sobre acessibilidade para a equipe, afirmou que esta foi a primeira vez em que ele trabalhou com duas atrizes deficientes visuais em papéis de protagonismo.

Além disso, ele explicou ainda detalhes do processo, afirmando que Loberti preferiu memorizar o script através de áudio, enquanto Sutton preferiu usar braille. Nos estúdios, os nomes de outros atores e funcionários da produção também foram disponibilizados em braille visando o máximo possível de acessibilidade.

Séries