Greve dos atores chega ao fim após 118 dias de paralisação: veja detalhes do acordo

por | nov 9, 2023 | Séries

Após 118 dias de uma paralisação histórica, acaba nesta quinta-feira (9) a greve dos atores de Hollywood. Buscando melhorias relacionadas a faturamento, uso de inteligência artificial em produções e mais, o sindicato dos atores aceitou um acordo – e, como resultado, estúdios verão medidas inéditas sendo aprovadas.

Greve de atores em Hollywood chega ao fim

Pouco mais de um mês após o fim da greve dos roteiristas, chegou ao fim a greve dos atores em Hollywood, protesto histórico que durou 118 dias em meio a reivindicações relacionadas a serviços de streaming, papel da inteligência artificial em obras e mais.

Bryan Cranston, astro de
ANGELA WEISS/AFP via Getty Images

Na noite da última quarta-feira (8), o comitê de negociações do SAG-AFTRA, sindicato dos atores de filmes e séries dos Estados Unidos, aceitou um acordo que irá a votação na próxima sexta-feira – e a ideia é que, agora, atores tenham mais garantias quanto a seus trabalhos em meio à era do streaming.

Pela primeira vez, atores terão medidas que limitam o uso de inteligência artificial, bem como um aumento salarial histórico de 7%. Além disso, haverá ainda um bônus relacionado à transmissão de produções em serviços de streaming e um aumento em benefícios trabalhistas ligados à saúde.

Protestos em meio à greve
Mario Tama/Getty Images

Mais detalhes sobre o acordo – que foi fruto de duas semanas de negociações – devem ser divulgados na sexta-feira após a votação final do conselho, e o fim das duas greves significam a possível retomada das filmagens de produções pausadas ou atrasadas (como “Stranger Things”, por exemplo).

Séries e filmes