Uma das famílias mais prestigiadas do cenário cultural brasileiro ganhou uma série documental para chamar de sua. A família Gil, liderada pelo premiado cantor e compositor Gilberto Gil, é o centro das atenções de “Em Casa com os Gil” — que já está diponível no Prime Video, streaming da Amazon.
A atração mostra a criação e o planejamento da turnê histórica que reunirá todas as gerações dos Gils no palco pela primeira vez. Gilberto, Flora, Bela, Preta, Flor, Nara, João, Francisco, Bem, José, Marília, Maria e Bento, ao lado de outros familiares, fazem um retiro criativo no interior do Rio de Janeiro enquanto câmeras acompanham os bastidores da preparação para a viagem pela Europa e África, que será o ponto de partida da segunda temporada.
A família se reuniu por pouco mais de duas semanas em sua casa de campo em Araras, no interior de São Paulo. Foram mais de 30 câmeras acompanhando todos os membros o dia inteiro. “Todo mundo se sentiu em casa”, disse Preta em um papo com a imprensa do qual o Zappeando participou. Saiba mais abaixo!
“Em Casa com os Gil” mostra preparação para turnê

“Em Casa com os Gil” é um misto de documentário com reality show que mostra momentos da família embalados por músicas de Gilberto Gil que marcaram a história — de sua família e dos espectadores.
“Foi a Preta quem sugeriu uns anos atrás, antes da pandemia, que gravássemos. Ela tinha uma noção razoável das coisas que aconteciam quando a gente excursionava. Então eu disse: ‘Vamos embora, vamos armar’. Programamos para antes, mas a pandemia [de Covid-19] impediu que nós fizéssemos esse trabalho, que é juntar todo mundo, filhos, netos, e sair cantando pela Europa”, disse Gilberto Gil em um papo com a imprensa do qual o Zappeando participou.
Ao invés de um empecilho, a pandemia de Covid-19 se mostrou uma oportunidade de preparação. “Usamos esse momento de pânico do mundo, onde tudo parou, para ir para esse confinamento. Os realities em geral tentam puxar muito nas picuinhas, nas coisas de alguma maneira que não são muito legais. Aqui aconteceu tudo que pode acontecer dentro de um reality, mas de uma maneira onde o que se sobressalta é a família”, comentou Andrucha Waddington, diretor geral do projeto.

E momentos em família não faltam em “Em Casa com os Gil”: mesmo com as mais de 30 câmeras rondando pela casa, todos curtiram os dias juntos se sentindo em casa — e até passaram perrengue com um banheiro entupido por ninguém menos do que Bela Gil.
“O Andrucha foi muito feliz em escolher uma equipe [produção e câmeras] que se camuflou com a nossa família. Me senti uma Kardashian! A gente não sabia muito quem era quem, as câmeras ficaram escondidas dentro da nossa convivência e a gente agiu da forma mais natural possível. Acho que todo mundo se sentiu literalmente em casa”, afirmou Preta.
“Tivemos um convívio natural do que a gente é no nosso dia a dia, com conflitos, sim. Mas para vocês entenderem os conflitos que a nossa família tem é aquilo ali: é meu pai implicando com o Flamengo, é o Bento que é aquela figura que está o tempo todo instigando discussões em nossa família. A série é muito fiel ao que a gente é de verdade”, concluiu a cantora.
Os cinco episódios de “Em Casa com os Gil” já estão disponíveis no catálogo do Prime Video. A ótima notícia é que a série já está renovada: “Viajando com os Gil” mostrará os bastidores e as rotinas dos familiares enquanto eles realizam a turnê pela Europa e África. O segundo ano da atração ainda não tem previsão de estreia.
