null: nullpx
Dorama - Zappeando

O que é um dorama BL: conheça esse subgênero das produções asiáticas e veja títulos

Histórias de "boys love" ("amor de meninos") é sensação entre fãs de séries tailandesas, japonesas e mais
Publicado 7 Dez 2023 – 03:51 PM EST | Atualizado 13 Dez 2023 – 09:15 AM EST
Compartilhar
Default image alt
Cenas de "I Told Sunset About You" (Tailândia, 2020) e "Manner of Death" (Tailândia, 2020) Crédito: Reprodução/Line TV | Reprodução/WeTV

Em meio à febre dos doramas, como são conhecidas produções asiáticas com formato que mistura o das séries e o das novelas, há ainda os doramas BL. A sigla indica os termos “boys love” (“amor de meninos”, em tradução livre) e, nesse gênero, as histórias são focadas em romances entre homens.

Entenda abaixo o que é um dorama BL, alguns exemplos de séries famosas do gênero e mais curiosidades a respeito do tema:

O que é um dorama BL?


O dorama BL é um subgênero dos doramas, produções asiáticas que se assemelham em partes a séries e em partes a novelas. Apesar de “dorama” ser a pronúncia japonesa de “drama” e outros países adotarem outros termos (como o k-drama na Coreia do Sul), essas produções têm características em comum independentemente da nacionalidade - e os doramas BL existem em várias delas.


O subgênero “ boys love” é, como o próprio nome já diz, voltado para relacionamentos entre dois homens, geralmente aos moldes dos romances heterossexuais mostrados nos doramas ou k-dramas. Assim, podem ser séries muito românticas, envolvendo suspense, rivais que acabam se envolvendo romanticamente, relações de poder, entre outros temas.

Em geral, o público-alvo dos doramas BL é o feminino. Sendo assim, as produções tendem a ser muito delicadas, trazendo representações sensíveis desses romances. O gênero, inclusive, não é novo, e já existe há muito tempo especialmente no Japão e na Tailândia, que ainda são os principais países de origem dessas produções.

Enquanto algumas tramas são adaptadas de histórias em quadrinhos por exemplo, outras são originais, e elas têm grande importância no cenário LGBTQIA+. Isso porque, em comparação com produções ocidentais, romances homoafetivos ainda não aparecem com tanta frequência na produção audiovisual mais disseminada em países como Japão e Coreia do Sul, por exemplo.

Doramas BL famosos


Há uma infinidade de doramas BL que fazem sucesso para além de seus países de origem. Abaixo, elencamos os cinco que estão no topo da lista dos mais bem avaliados pelo agregador IMDb:

“Eu Contei ao Pôr do Sol Sobre Você” (“I Told Sunset About You”)


Neste drama tailandês, os protagonistas vivem uma história no estilo “coming of age” - ou seja, uma trama que se passa na época em que estão chegando ao final da vida escolar e se tornando adultos.

Na história, Teh (Putthipong Assaratanakul) e Oh Aew (Krit Amnuaydechkorn) são melhores amigos de infância, mas uma desavença marca um distanciamento entre os dois. Mais tarde, os caminhos deles voltam a se cruzar e os dois se reencontram em outro momento da vida, já na universidade.

Nesse cenário, o interesse romântico começa a aparecer e, com isso, ambos precisam aprender a lidar com isso.


  • Ano de lançamento: 2020
  • Número de temporadas e episódios: 2 temporadas, 10 episódios
  • Onde assistir: Viki

“KinnPorsche: The Series”


Também tailandesa, “KinnPorsche: The Series” é uma série de ação que tem como inspiração uma web novela de mesmo nome. Nela, os protagonistas Kinn (Mile Phakphum Romsaithong) e Porsche (Apo Nattawin Wattanagitiphat) se encontram mesmo sendo de mundos completamente diferentes: enquanto o primeiro faz parte de uma família ligada à máfia, o segundo é apenas um garçom.

Uma noite, Kinn precisa escapar de inimigos e foge, esbarrando em Porsche, que vê todo o desenrolar da situação. Ao notar que Porsche é grande e atlético, ele oferece dinheiro ao rapaz para que ele atue como uma espécie de guarda-costas.

Apesar de temer o outro jovem, Porsche aceita o trabalho, e a situação muda conforme, logo, eles desenvolvem sentimentos fortes um pelo outro. O amor deles, porém, é testado por inúmeros e perigosos obstáculos.


  • Ano de lançamento: 2020
  • Número de temporadas e episódios: 1 temporada, 14 episódios
  • Onde assistir: no Brasil, ainda não há nenhuma plataforma legalizada com a série no catálogo

“Like in the Movies”


Produção filipina, “Like in the Movies” conta a história de Karl (Paolo Pangilinan) e Vlad (Ian Pangilinan), dois rapazes que se tornam vizinhos na época da faculdade. O primeiro, estudante de arquitetura introvertido, é obrigado pelos pais a se mudar para a casa do tio e começa a trabalhar, mas se vê em apuros quando seu principal cliente some.

Já o segundo aparece para Karl como uma oportunidade: precisando se esconder da família, ele propõe morar com Karl e, em troca, pagar o aluguel do vizinho pelo restante do semestre. Logo, no entanto, os dois se apaixonam.


  • Ano de lançamento: 2020
  • Número de temporadas e episódios: 1 temporada, 8 episódios
  • Onde assistir: os episódios de “Like in the Movies” estão disponíveis no YouTube

“Para Sempre o Número 1” (“We Best Love”)


Este drama taiwanês traz os protagonistas Zhou Shu Yi (Yang Yu Teng) e Gao Shi De (Sam Lin), que são arqui-inimigos e levam a rivalidade adquirida na escola para a universidade. Um dia, após uma competição, Shu Yi decide se declarar à amiga de infância, Jiang Yu Xin, e é surpreendido ao ouvir que ela gosta de outra pessoa.

Triste, ele se isola no ginásio onde fica a piscina e pula na água sob o olhar vigilante do rival - que, ao pensar que o outro rapaz está tentando se afogar, mergulha para salvá-lo. Na ocasião, embaixo d’água, acontece o primeiro beijos dos dois e, a partir disso, a relação deles muda completamente.


  • Ano de lançamento: 2021
  • Número de temporadas e episódios: 2 temporadas, 14 episódios
  • Onde assistir: no Brasil, ainda não há nenhuma plataforma legalizada com a série no catálogo

“HIStory”


Também taiwanesa, “HIStory” traz histórias de diferentes manifestações do amor predestinado.

Divididas em diversas tramas, elas mostram casais se unindo de maneira inusitada: como da relação entre um famoso e um anônimo e de uma mulher que assume o corpo de um homem e tem prazo determinado para fazer o antigo namorado se apaixonar por sua nova forma.


  • Ano de lançamento: 2017
  • Número de temporadas e episódios: 2 temporadas, 11 episódios
  • Onde assistir: Viki

Quais os doramas BL mais quentes?


Sensualidade e sexo fazem parte da trama de muitos doramas BL, e eleger o mais “quente” de todos é impossível. Quando se fala no assunto, porém, fãs tendem a indicar os seguintes títulos:


  • “Together With Me” (Tailândia, 2017, episódios disponíveis no YouTube)
  • “Manner of Death” (Tailândia, 2020, indisponível em plataformas oficiais no Brasil)
  • “Why RU?” (Tailândia, 2020, disponível no Viki)
  • “Tharn e Type” (Tailândia, 2020, disponível no Viki)
  • “Mood Indigo” (Japão, 2019, disponível no Viki)

Séries

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse