null: nullpx
Séries Netflix-Zappeando

A verdade por trás de "A Lição" na Netflix: criadora se inspirou em vivência pessoal

Autora se baseou na própria experiência para começar a escrever o enredo e relembrou episódio com a filha pequena
Publicado 4 Jan 2023 – 12:34 PM EST | Atualizado 4 Jan 2023 – 12:34 PM EST
Compartilhar
Default image alt
"A Lição" está disponível no catálogo da Netflix Crédito: Graphyoda/Netflix

"A Lição" é mais uma produção que estreou aclamada na Netflix. De origem sul-coreana, a série do Top 5 entre as mais assistidas pelos brasileiros conquistou um cantinho especial nos corações dos espectadores mundo afora com uma história cheia de reviravoltas. Apesar de não ter acontecido na vida real, a autora levou em conta a própria trajetória.

"A Lição" da Netflix é baseada em fatos reais?

Na série original da Netflix, Moon Dong-eun (Song Hye-kyo) é vítima de terríveis atos de violência no colégio, que impedem que termine o Ensino Médio. Anos depois, a protagonista coloca em prática sua vingança.

Moon Dong-eun passa anos estudando para tirar um diploma de professora e dar aulas na escola, agora frequentada pela filha de um dos homens que mexeram com ela no passado, a quem pretende destruir completamente.

A semelhança da história com o que acontece em várias instituições de ensino da vida real não foi mera coincidência. Apesar de Moon Dong-eun não ter existido fora da ficção, a série da Netflix é um retrato da realidade atual.

A autora da série, Kim Eun-sook, afirmou conviver de perto com o impacto da violência na escola em crianças e adultos. "Sou mãe de uma filha que vai para o 11º ano. A violência escolar é um assunto que me atinge muito perto de mim".

Durante coletiva para a imprensa, Kim chegou a relembrar um episódio que serviu como ponto de partida, quando a filha a questionou: "Você ficaria mais magoada se eu espancasse alguém até a morte ou fosse espancada até a morte?".

“Em pouco tempo, tive muitas ideias e liguei o computador. Foi assim que [a série] começou", contou a autora. A série foi lançada ainda em um momento que pesquisas apontam crescimento de 25,4% dos casos de bullying na Coreia do Sul.

"A Lição" está disponível no catálogo da Netflix.

Para assistir na Netflix

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse