null: nullpx
Novelas e TV-Zappeando

Quem foi Abisague na Bíblia? História dela e Salomão é contada em "Reis", da Record

Mencionada na Bíblia como acompanhante do rei Davi, já no fim da vida, Abisague é defendida por Salomão
Publicado 12 Abr 2024 – 05:00 PM EDT | Atualizado 12 Abr 2024 – 05:00 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Abisague (Barbara França) e Salomão (Guilherme Dellorto) em "Reis" (2024) Crédito: Reprodução/Record

Abisague foi uma jovem sunamita mencionada na Bíblia, fazendo parte da história de Salomão, trajetória recontada por "Reis", superprodução bíblica da Record, onde as figuras são vividas respectivamente por Barbara França e Guilherme Dellorto nas telinhas da emissora. Relembre o que acontece!

O que acontece entre Abisague e Salomão: entenda a história

A Bíblia revela que Abisague se tornou companheira do rei Davi em sua velhice, depois que não conseguia se aquecer mais, quando ordenaram que fossem buscar uma jovem virgem para auxiliá-lo.

Abisague cuidava de Davi e o servia, porém não foi "conhecida" por ele, como informado em I Reis, 1:1-4, na Bíblia. Diante da fragilidade do rei, o filho, Adonias, prevendo sua morte, reivindicou o trono.

Adonias se proclamou rei, mas o lugar foi ocupado por Salomão por direito, que intercedeu pelo destino de Abisague, quando o jovem oportunista pediu à mãe do poderoso que o ajudasse a se casar com ela.


Salomão vê como uma nova provocação a atitude de seu meio-irmão, uma vez que Abisague foi concubina do pai, ordenando a morte de Adonias, acontecimento marcante na Bíblia, descrito em I Reis, 2:13-25.

"O rei Salomão jurou pelo Senhor, dizendo: 'Que Deus me castigue, se Adonias não falou esta palavra contra a própria vida. E agora, tão certo como vive o Senhor, que me estabeleceu e me fez assentar no trono de Davi, meu pai, e me edificou casa, como tinha dito, Adonias morrerá no dia de hoje'. E o rei Salomão enviou Benia, filho de Joiada, para atacar Adonias. Ele o atacou e foi assim que Adonias morreu" (Reis 2:21-25)


Em "Reis", Davi é interpretado por Petrônio Gontijo em sua fase mais madura, enquanto Adonias ficou sob a responsabilidade de Brunno Daltro. Na nona temporada da superprodução da Record, Abisague sofre bastante ao chegar no Egito e despertar inveja.

Diferente do que é mostrado em "Reis", Abisague não chegou a se envolver amorosamente com Salomão, segundo os registros bíblicos, tendo a novela tomado uma liberdade poética para mostrá-la grávida, misturando a personagem com os traços de Sulamina, o grande amor do rei.

Novelas e TV

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse