José de Abreu encara Coronel com pegada de humor em “Mar do Sertão”: “Fiquei muito feliz”

por | ago 26, 2022 | Novelas

Depois de viver uma série de homens ricos e importantes, José de Abreu assume um novo desafio, agora no horário das 18h na TV Globo. No ar em “Mar do Sertão”, o ator dá vida ao Coronel Tertúlio, o maior detentor de terras e dono do único açude da região de Canta Pedra.

Apesar de ter passado mais de 10 anos em histórias mais sérias, o artista decidiu se envolver em uma trama mais leve após ter se encantado com o texto de Mário Teixeira, autor da novela, por quem revelou muita admiração: “Fiquei muito impressionado com a qualidade da escrita”.

José de Abreu retorna para um papel mais leve

Com mais de 40 anos de carreira, José de Abreu já se dedicou a muitos personagens, tendo experiência de sobra para se jogar em novas aventuras.

Após passar tanto tempo vivendo personagens mais sérios e elegantes, o ator mergulha no universo sertanejo, dando vida a um Coronel, sedento por poder e dinheiro.

Satiago (José de Abreu)
Globo/ Divulgação

Durante a coletiva de imprensa de “Mar do Sertão”, que contou com a presença do Zappeando, José de Abreu relembrou ter participado de novelas como “Tieta” (1989), “A Indomada” (1997) e “Porto dos Milagres” (2001).

“Eu nesses 40 e poucos anos de Globo já entrei nesse universo sertanejo e nordestino com pitadas de comédia”, relembrou José de Abreu, que agora interpreta Coronel Tértulio, o maior dono de terras de Canta Pedra, responsável pelo único açude de uma região extremamente seca.

Mesmo sendo um personagem com muita fome de poder, ainda assim, ele não perde o tom de humor em suas atitudes e trocas com outros personagens, mas principalmente, com Deodora (Débora Bloch) e Tertulinho (Renato Góes).

Família de Tertulinho (Renato Góes), composta por Tertúlio (José de Abreu) e Deodora (Débora Bloch).
Globo/ Paulo Belote

“Sempre tem um humor permeando as relações, algo que torna a novela muito leve. Eu fiquei muito feliz, acho que não faço humor desde ‘Avenida Brasil’ (2012). Há muito tempo eu só faço novelas sérias e eu estou curtindo muito agora”, comemorou.

Para ele, o convite foi muito bem-vindo, ainda mais depois de descobrir sobre o que se tratava a história. “Quando li a sinopse fiquei muito impressionado com a qualidade da escrita do nosso querido autor, comecei a ler os capítulos e me encantei”, revelou.

“É uma realidade criada, uma realidade fantasiosa, isso me inspira muito, porque dá uma impressão de que você está fazendo uma obra de arte dentro de outra obra de arte”, ainda pontuou o ator.

“Mar do Sertão”