Despedida de Eugênio da chalana foi cena que arrepiou web: alerta para problema real

por | out 7, 2022 | Novelas

Nesta última quinta-feira (06), com a exibição do penúltimo capítulo de “Pantanal”, muitas pessoas se emocionaram com a despedida forçada de Eugênio (Almir Sater) de sua chalana.

Após uma viagem com a embarcação, o personagem passou por uma área do rio que sofria com a seca – problema constante enfrentado pelo bioma. Por conta disso, o barco acabou encalhando, em um momento que arrepiou. Confira!

Cena de Eugênio alertou para problema real

Nos últimos anos, o Pantanal enfrentou uma de suas piores secas da história. Por conta da falta de chuvas e do desmatamento crescente, a época de vazantes – nome dado aos períodos de seca, em que as águas baixam – acaba sendo antecipada e prolongada.

Chalana de Eugênio (Almir Sater) ficou encalhada por conta da seca dos rios no Pantanal.
Reprodução/ Globoplay

Com os rios em menores níveis, todos sofrem com a situação. Na fauna, os jacarés lidam com problemas para sobreviver. Muitas vezes presos na lama, alguns acabam morrendo. Em outras situações, eles ficam mais agressivos por ficarem amontoados nos últimos trecho com água, provocando a falta de alimento para todos.

Já para os humanos, os menores níveis da água afetam seu transporte e até mesmo a pesca para meio de sobrevivência. Na cena exibida no último capítulo de “Pantanal”, Eugênio lidou com um dos momentos mais tristes de sua história.

https://twitter.com/naytuitaaa/status/1578193754552352768

Retornando de uma viagem, o chalaneiro viu sua embarcação encalhar em meio as águas do rio. “Sei que nessa vida pra tudo tem um final, mas não achei que esse fosse ser o nosso. Foi uma loucura fazer essa última viagem. As distâncias cada vez mais compridas e essas águas cada vez mais rasa”, começou a se despedir o personagem.

“Nunca pensei que fosse ver esse Pantanal tão seco. É, minha chalana, você não merecia passar por isso. Ninguém merece”, finalizou Eugênio, que logo depois, em uma cena muito marcante e impactante, saiu caminhando pelas águas, devido ao baixo nível.

Por conta deste fato, o personagem de Almir Sater teve que largar a função que fez durante toda a sua vida, cedendo sua chalana para José Leôncio (Marcos Palmeira), para que seja transformada em uma escola, enquanto ele se aposentará.

Os momentos fizeram com que muitas pessoas ficassem arrepiados e refletissem sobre os alertas que a trama das 21h trouxe para os telespectadores.

https://twitter.com/novelapantanal/status/1578196111117807616

“Pantanal”