null: nullpx
filmes-Zappeando

"Rustin" é filme escondido na Netflix indicado ao Oscar que todos deveriam assistir

Colman Domingo concorre ao prêmio de melhor ator pelo longa produzido por Barack Obama e Michelle Obama
Publicado 30 Jan 2024 – 03:19 PM EST | Atualizado 30 Jan 2024 – 03:19 PM EST
Compartilhar
Default image alt
Filme "Rustin" (2023) recebeu indicação ao Oscar de 2024 Crédito: Divulgação/Netflix

Baseado em fatos reais, o filme "Rustin" estreou na Netflix em novembro de 2023 e, assim como seu personagem principal, ganhou pouco destaque na mídia. Conheça a história, o elenco e mais detalhes sobre o longa-metragem "escondido" na plataforma de streaming e que voltou à tona após receber uma indicação ao Oscar de 2024:

Qual é a história de "Rustin": filme foi indicado ao Oscar

O filme "Rustin", disponível na Netflix, conta a inspiradora história real de Bayard Rustin (Colman Domingo), um líder dos direitos civis nos Estados Unidos conhecido por seu trabalho como estrategista e organizador de movimentos sociais durante a década de 1960.


Rustin ficou conhecido por seu trabalho como conselheiro-chave de Martin Luther King Jr e desempenhou um papel fundamental na organização e na execução da Marcha em Washington por Empregos e Liberdade, que ocorreu em 1963, onde King fez seu famoso discurso "Eu Tenho um Sonho".

O longa-metragem mostra como Rustin, apesar de suas contribuições significativas, muitas vezes permaneceu nos bastidores da história devido a sua orientação sexual. Ele era abertamente gay em uma época em que isso era um desafio significativo.


Apesar de ter sido injustamente deixado de lado quando o movimento tomou grandes proporções, Bayard Rustin conquistou, ao longo dos anos, o merecido reconhecimento por seu papel na luta pelos direitos civis, pela igualdade e justiça nos Estados Unidos.

Filme "Rustin" recebeu indicação ao Oscar


Produzido por Barack Obama e Michelle Obama, "Rustin" atraiu pouca atenção na época de seu lançamento na Netflix e só voltou a ganhar destaque na mídia após receber uma indicação ao Oscar de Melhor Ator para Colman Domingo.

A atuação de Colman Domingo, aliás, foi reconhecida pela crítica e o ator já havia conquistado indicações na categoria de Melhor Ator no BAFTA Awards, Critics Choice Awards, Globo de Ouro, Satellite Awards e também no SAG Awards.

Elenco do filme "Rustin"


Além de Colman Domingo, o intérprete do personagem Ali da série "Euphoria" (HBO Max), "Rustin" ainda tem no elenco nomes como Chris Rock ("Todo Mundo Odeia o Chris"), Jeffrey Wright ("American Fiction"), Lilli Kay ("Yellowstone"), Gus Halper ("Holler"), entre outros.

Avaliação do público e da crítica


"Rustin" não chegou a se destacar entre os filmes mais vistos na Netflix, mas conquistou ótima avaliação geral. No site Rotten Tomatoes, por exemplo, o longa tem 87% de aprovação do público e 85% da mídia especializada.

"De vez em quando, um ator domina tanto um filme que seu sucesso depende em grande parte de cada palavra e gesto seu. Esse é o caso da atuação de Colman Domingo em 'Rustin'", apontou o crítico do jornal The New York Times.

No agregador IMDb, "Rustin" aparece com popularidade em alta e nota 6,6 (de um total de 10), baseada em 6,2 mil considerações.

Onde ver o filme "Rustin"

O filme "Rustin" está disponível na Netflix para assinantes da plataforma de streaming.

Filmes indicados ao Oscar 2024

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse