Diretor de “O Telefone Preto” revela significado da máscara do assassino: teve ajuda de Hawke

por | jul 27, 2022 | Filmes

“O Telefone Preto” estreou aclamado pela crítica e pelo público nos cinemas do mundo todo. Fugindo de vários clichês, a história do serial-killer interpretado por Ethan Hawke caiu no gosto dos amantes das telonas e está dando o que falar. Mas, afinal, qual o significado por trás da máscara do criminoso? O diretor revelou e nós te explicamos!

Qual é o significado da máscara do serial-killer de “O Telefone Preto”

Grabbber, interpretado por Hawke, é o grande vilão, um homem sem empatia alguma, que faz crianças de vítimas na cidade de Denver, onde sequestros começam a ganhar força: inclusive de um garotinho de 13 anos.

Preso em um porão escuro, sem contato com o mundo exterior, o pequeno precisa lutar contra o tempo, contando somente com um telefone ao lado, onde consegue escutar as vozes de outras vítimas de Grabber.

Mason Thames em
Universal Pictures – © 2021 UNIVERSAL STUDIOS

O visual aterrorizante do criminoso, que usa uma máscara para cobrir o rosto, foi enfim explicado pelo diretor, Scott Derrickson, responsável pela criação do acessório, ao The Hollywood Reporter: “Foi um conceito que eu criei”.

“No roteiro, ele só tem duas máscaras: uma de demônio com um sorriso e outra com cara feia. Durante a pré-produção, comecei a pensar que a máscara poderia ser usada para divulgar o filme, então tinha que ser icônica. Foi o aspecto que eu mais trabalhei durante essa fase”.

O diretor contou que o próprio Ethan Hawke deu algumas sugestões para torná-la mais assustadora. “Eu tive a ideia de dividir as máscaras e foi animador para mim porque, então, eu teria três máscaras: a do sorriso, a da carranca e uma sem boca. Opersonagem escolheria qual usar com base em suas razões emocionais e no medo que ele queria infligir a Finney”, explicou o ator.

Ethan Hawke em
Universal Pictures – © 2021 UNIVERSAL STUDIOS

A peça teve inspiração também no longa “Homem Que Ri”, em preto e branco, de 1928. “Este homem [Grabber] é quebrado, mau e terrível. Eu, como ator, preciso saber suas razões, o que o faz rir? Por que ele faz X e não Y? Com a máscara, você não consegue ver como ele é, então você procura por qualquer informação que possa encontrar”.

A máscara acabou sendo fundamental para fazer Ethan entrar na pele do personagem e cair no gosto da crítica como um dos maiores vilões de todos os tempos. “Eu não sabia como ia interpretar o personagem antes de ver a máscara. Achei absolutamente fascinante que houvesse versões diferentes dela para escolher em cada cena”.

Estreias de sucesso no cinema