null: nullpx
Filmes Netflix-Zappeando

Qual a mensagem de "Jogada de Rei": filme é inspirado em história real e emocionante

Filme estrelado por Cuba Gooding Jr. conta a história de um ex-presidiário que dá um novo rumo à vida com a ajuda do xadrez
Publicado 3 Out 2023 – 03:53 PM EDT | Atualizado 3 Out 2023 – 03:53 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
"Jogada de Rei" Crédito: Reprodução/Millennium Entertainment

Recém-adicionado ao catálogo da Netflix, “Jogada de Rei” chegou aos títulos mais acessados da plataforma no Brasil – e não é para menos. Apesar de ser de 2013, o filme que tem Cuba Gooding Jr. como protagonista traz uma mensagem atemporal relacionada a valores que vem à tona por meio de lições de xadrez. Entenda abaixo a moral do filme.

"Jogada de Rei" qual é a moral da história?


Jogada de Rei” é inspirado em uma história real e traz à luz as vivências de Eugene Brown (Gooding Jr.) em um tipo de trama já bastante explorado pelo cinema norte-americano: a de um professor responsável por finalmente trazer sentido e educar jovens rebeldes. Apesar do clichê, o drama é bastante emotivo e traz consigo uma mensagem importante.


Na história, Brown é um ex-presidiário que deixa o encarceramento após 17 anos. Na prisão, ele teve o xadrez como passatempo e, fora dela, ele une isso à experiência que ganhou após dar aula em uma escola na comunidade onde morava para abrir um clube deste jogo focando em adolescentes.

Ao começar a ensinar, ele se depara com um grupo de alunos rebeldes e, entre eles, há um jovem que, apesar de extremamente problemático, leva jeito para o xadrez. Ao mesmo tempo, os jovens se deparam com um professor “incomum", o que faz o grupo criar uma conexão inusitada com Eugene (e vice-versa).


Em seus ensinamentos, porém, o protagonista vai além do xadrez. Por meio das jogadas, ele mostra que apenas um movimento impensado basta para levar um jogador à derrota no tabuleiro – e isso também serve para a vida, lição que ele tenta trazer aos alunos.

Sendo assim, a mensagem de “Jogada de Rei” é a de que, assim como no xadrez, é preciso domar a impulsividade, refletir e pensar a longo prazo ao tomar atitudes na vida para evitar uma consequência como os anos de prisão enfrentados por ele. Nesse contexto, alguns alunos que veem a criminalidade como a única saída passam a enxergar um novo horizonte.

Com isso, os jovens anteriormente rebeldes ganham um impulso para mudar. Boa parte deles tem suas motivações exploradas no filme e veem os objetivos se transformando em meio a uma nova vontade de trilhar um caminho positivo.

Assista ao trailer de "Jogada de Rei":


Filmes

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse