Por que Michelle Yeoh fez história no Oscar 2023 como Melhor Atriz: entenda a conquista

por | mar 13, 2023 | Filmes

Michelle Yeoh fez história no Oscar 2023, que aconteceu no último domingo (12), ao se tornar a primeira mulher que se identifica como asiática a ganhar a estatueta de Melhor Atriz. A artista foi reconhecida pelo papel na ficção científica, que se destacou na premiação, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. Conheça a trajetória!

Por que

Michelle Yeoh

fez história ao vencer Oscar em 2023

No filme mais premiado da noite, Michelle faz o papel de Evelyn Wang, dona de lavanderia, que tenta dar conta de um inimigo, ao mesmo tempo que repensa seu casamento, luta para ficar perto da filha e lida com problemas fiscais.

“Para todos os meninos e meninas que se parecem comigo e estão assistindo esta noite, este é um farol de esperança e possibilidades. Esta é a prova de que os sonhos se tornam realidade”, afirmou a atriz, ao receber o prêmio.

“E, senhoras, não deixem ninguém dizer que vocês já passaram do seu auge. Nunca desistam”. Antes mesmo da premiação, Yeoh defendia a necessidade de mais representatividade em Hollywood.

A atriz, que ganhou notoriedade em filmes de ação, levou para casa o primeiro Oscar, mas mais do que isso: abriu espaço na categoria de peso para que mais pessoas possam sonhar em alcançar destaque.

Desde a história do Oscar, a Academia nunca tinha premiado uma mulher asiática como Melhor Atriz, tornando tudo mais significativo. “Obrigada à Academia – isso é história sendo feita!”, gritou ao deixar o palco.

Michelle Yeoh no Oscar 2023
Amy Sussman/Getty Images

Yeoh é a terceira mulher asiática — depois de Yuh-Jung Youn por “Minari” e Miyoshi Umeki por “Sayonara” — e a primeira na categoria principal a ganhar um prêmio de atuação.

A atriz também é apenas a segunda mulher negra a ganhar o prêmio de Melhor Atriz depois de Halle Berry, em 2002, por “A Última Ceia” e já era tida como uma das favoritas dos críticos desde o início de outras premiações.

Oscar 2023