Oscar 2023 muda regras e não aceitará filmes apenas lançados nos streamings: entenda

por | maio 19, 2022 | Filmes

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela realização do Oscar, divulgou na última quarta-feira (18) as novas regras da premiação. A instituição revelou que, a partir de agora, os filmes elegíveis não poderão mais ser lançados apenas nos streamings. A medida havia sido flexibilizada devido à pandemia de Covid-19, mas já foi revogada. Entenda abaixo!

Filmes do Oscar 2023 deverão ser exibidos nos cinemas

Jessica Chastain na cerimônia do Oscar 2022
Patrick T. Fallon/Getty Images

De acordo com as novas regras da Academia, um longa-metragem deve ter uma data de lançamento nos cinemas entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022, com exibição em salas de cinemas selecionadas (e não somente no streaming), para tornarem-se elegíveis ao Oscar 2023. As informações são do The Hollywood Reporter.

O regulamento não proíbe que filmes lançados em plataformas de streaming concorram na premiação, mas retoma a obrigatoriedade de que as produções cumpram um tempo de exibição pré-determinado nos cinemas.

Antes da pandemia de Covid-19, por exemplo, filmes como “Roma” (2018) e “O Irlandês” (2019), ambos da Netflix, concorreram ao Oscar. Apesar de estarem disponíveis na plataforma, os longas também foram exibidos nas salas de cinema por um período.

A 95ª cerimônia do Oscar está marcada para o dia 12 de março de 2023 no Dolby Theatre, na Califórnia. A lista preliminar dos indicados deve ser anunciada apenas em 12 de dezembro.

Mais sobre filmes