null: nullpx
Filmes Netflix-Zappeando

Por que nariz falso de Bradley Cooper virou polêmica antes mesmo da estreia de biografia?

Acessório usado pelo ator virou gancho para acusações de antissemitismo e reprodução de estereótipos negativos
Publicado 22 Ago 2023 – 11:34 AM EDT | Atualizado 22 Ago 2023 – 11:34 AM EDT
Compartilhar
Default image alt
Bradley Cooper gera polêmica por nariz falso em "Maestro" Crédito: Netflix/Divulgação

Bradley Cooper foi criticado por usar uma prótese de nariz para retratar Leonard Bernstein em "Maestro", filme de romance biográfico sobre o artista, sendo acusado de antissemitismo antes mesmo do longa ir ao ar. Bernstein é filho de país judeus que emigraram da Ucrânia para os Estados Unidos.

Nariz falso de Bradley Cooper gera polêmica em biografia

Em vida, o maestro Leonardo Bernstein ganhou sete Emmys e 16 Grammys, sendo representado pelo ator de sucesso em sua biografia, que gerou polêmica logo após o trailer com as primeiras imagens da produção.

O público do mundo todo começou um debate nas redes sociais como narizes grandes são usados no cinema ou TV para representar o povo judeu de forma negativa e a prótese acabou tendo péssima repercussão.

"Isso parece especialmente sinistro porque o nariz de Bradley Cooper já tem o mesmo formato e tamanho, se não um pouco maior, do que o de Leonard Bernstein", comentou uma página no Twitter, a rede X.


O acessório foi associado ao antissemitismo, principalmente pelo ator, Bradley Cooper, não ser judeu . A família do maestro, por outro lado, saiu em defesa do filme, com estreia marcada para o dia 2 de setembro.

Em comunicado, os três filhos de Bernstein — Jaime, Alexander e Nina — declararam: "A verdade é que Leonard Bernstein tinha um belo e grande nariz. Bradley escolheu usar maquiagem para amplificar sua semelhança com ele, e estamos perfeitamente bem com isso. Temos certeza que nosso pai também não iria se opor".

Escrito por Cooper com Josh Singer, o filme da Netflix tem entre os produtores Martin Scorsese e Steven Spielberg. O elenco conta com outros grandes talentos, como Careu Mulligan, Matt Bomer, Maya Hawke e Sarah Silverman.

Para assistir na Netflix

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse