null: nullpx
filmes-Zappeando

Keanu Reeves revela cláusula inusitada que inclui em todos os contratos: "Assustador"

Astro foi alvo de manipulação digital sem consentimento e ficou chocado com o que podem fazer com sua imagem
Publicado 17 Fev 2023 – 11:14 AM EST | Atualizado 17 Fev 2023 – 11:14 AM EST
Compartilhar
Default image alt
Keanu Reeves ‘John Wick: Chapter 4’. Crédito: Lionsgate/Summit Entertainment

Keanu Reeves revelou que inclui uma mesma cláusula em todos os contratos para evitar repetir um erro que poderia ter comprometido sua carreira. Em entrevista ao Wired, o astro detalhou o episódio, explicando o motivo de ter se tornado um homem prevenido contra a manipulação digital. Entenda!

Keanu Reeves revela que inclui mesma cláusula em contratos

Assustado com a evolução da tecnologia deepfake e seus efeitos em Hollywood, Keanu deu detalhes do que viveu. "Logo no início dos anos 2000, ou talvez no final dos anos 1990, tive uma performance alterada".

"Eles colocaram uma lágrima no meu rosto e eu fiquei tipo: 'Huh?!' Foi tipo, eu nem preciso estar aqui", relembrou o astro. Desde então, Keanu tem uma cláusula restrita, que impede qualquer manipulação não autorizada.


"O que é frustrante nisso é que você perde sua capacidade de tomar decisões", desabafou o ator. "Quando você atua em um filme, sabe que vai ser editado, mas está participando disso".

"Se você entrar na terra do deepfake [técnica que usa inteligência artificial para combinar falas ou alterar imagens já existentes], não terá nenhum dos seus pontos de vista. Isso é assustador".

O astro relembrou ainda um episódio com um garoto de 15 anos que o questionou sobre "Matrix". Na ocasião, Keanu explicou que seu personagem luta pelo que é real e ouviu: "Quem se importa se é real?".

Preocupado com o impacto da tecnologia a longo prazo, Keanu afirmou também que enxerga que isso está manipulando narrativas de forma prejudicial. "É sensorial. É o espetáculo. É um sistema de controle e manipulação".

"Estamos de joelhos olhando para as paredes das cavernas e vendo as projeções. Não estamos tendo chance de olhar para trás", garantiu ainda o ator, que volta aos cinemas em "Jhon Wick: Capítulo 4", em 24 de março de 2023.

Mais sobre filmes

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse