Além da Edileuza: os personagens marcantes da carreira de Claudia Jimenez na TV e no cinema

por | ago 22, 2022 | Entretenimento

Claudia Jimenez, 63 anos, morreu na manhã do último sábado (20), no hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro, em decorrência de uma insuficiência cardíaca. Carioca, a atriz, humorista, dubladora e roteirista, nasceu em 18 de novembro de 1958. Claudia era caçula de uma família de quatro irmãs. Ela também deixa sobrinhos e a companheira, Stella Torreão.

O primeiro problema de saúde da atriz surgiu em 1986, quando ela foi diagnosticada com um câncer no tórax e precisou fazer radioterapia. Claudia ainda enfrentou três cirurgias cardíacas: em 1999, vítima de enfarte, colocou cinco pontes de safena, em 2012, quando precisou substituir a válvula aórtica e depois, em 2014, ano em que colocou um marcapasso.

A artista ficou marcada na história da TV e do cinema por trabalhos como Dona Cacilda, da “Escolinha do Professor Raimundo”, e Edileuza, de “Sai de Baixo”. Relembre seus trabalhos abaixo!

Carreira da atriz Claudia Jimenez

Claudia Jimenez ganhou notoriedade por sua atuação em
Globo/Cristiana Isidoro

Claudia Jimenez começou a carreira na TV Globo com uma participação em “Malu Mulher” (1979), e depois na novela “Jogo da Vida” (1981). A partir de então, entrou para o elenco de “Viva o Gordo” (1981), com Jô Soares — a princípio, ela foi escalada para dançar na abertura, mas acabou ficando na atração por quatro anos. Depois, fez aparições em programas de humor como “Chico Anysio Show” (1982), “Armação Ilimitada” (1985) e “Os Trapalhões” (1989).

Mas foi como a divertida Dona Cacilda, em “Escolinha do Professor Raimundo” (1990), que Claudia ganhou maior destaque para o público. Na série, ela apresentou o bordão “beijinho, beijinho, pau pau”, em referência à música “Beijinho, beijinho, tchau, tchau”, da Xuxa.

Claudia Jimenez fez parte do elenco da
Globo/CEDOC

Em 1996, Claudia interpretou Edileuza, empregada fogosa e desbocada da série “Sai de baixo”, ao lado de Miguel Falabella, Aracy Balabanian, Luís Gustavo e Tom Cavalcante. Ela também fez participação em “Os Normais” (2002).

Já nas novelas, a atriz fez uma participação especial na primeira versão de “Ti Ti Ti” (1985) e esteve em “Torre de Babel” (1998), “As Filhas da Mãe” (2001), “Papo de Anjo” (2003), “América” (2005), “Sete Pecados” (2007), “Negócio da China” (2008), “Aquele Beijo” (2011) e “Além do Horizonte” (2013). Seu último folhetim foi “Haja Coração” (2016) e sua última aparição na TV foi em “Infratores” (2018), série do “Fantástico”.

Relembre alguns papéis da atriz nas fotos a seguir:

Claudia Jimenez como Lucrécia em
Globo/Ramón Vasconscellos
Claudia Jimenez como Jesuína em
Globo/Ellen Soares
Claudia Jimenez como Iara em
Globo/Estevam Avellar
Claudia Jimenez como Bibi em
Globo/Estevam Avellar