null: nullpx
debora nascimento-Zappeando

Cozinha de Débora e José Loreto custou R$ 118 mil e mistura o moderno ao retrô: fotos

Publicado 8 Nov 2016 – 11:00 AM EST | Atualizado 16 Mar 2018 – 10:48 AM EDT
Compartilhar

Débora Nascimento e José Loreto, que se casaram em maio deste ano, moram juntos há um bom tempo no Rio de Janeiro. Os atores, que se conheceram nos bastidores de “Avenida Brasil”, quiseram montar uma cozinha planejada até nos mínimos detalhes e convocou o time formado pela arquiteta Ana Cano Milman e as designers e paisagistas Magda Alvarenga e Erica Saraiva para encararem a missão.

Cozinha de Débora Nascimento e José Loreto

A supercozinha de Débora Nascimento e José Loreto está em exposição na Mostra Morar Mais por Menos, no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro, até o dia 27 de novembro. O espaço é de 22 metros quadrados, um pouco maior que o da casa dos atores no Itanhangá - 18 metros quadrados.

No total, o projeto custou R$ 118 mil, valor que, segundo a arquiteta Ana Cano Milman, envolve “os eletrodomésticos de uma linha superior em qualidade, mão de obra de execução, projeto e acompanhamento nosso, os artistas plásticos que fizeram 3 peças para nosso ambiente e todo resto envolvido em uma obra de cozinha”. 

O valor salgado se justifica pelo tamanho do projeto, que começou do zero e pretende unir o moderno ao retrô, mesclando diversos elementos diferentes no ambiente.

O toque retrô veio com o tijolinho cerâmico e o piso de porcelanato, dando um ar industrial ao ambiente. A modernidade está na porta de cima, com almofada na cor branca, priorizando também a leveza ao quebrar os tons de marrom e cinza do chão e das paredes.

A horta vertical, que é uma das protagonistas do ambiente, foi criada pelas três organizadoras ao verem uma lata de molho de tomate que iria para o lixo. “Como temos acesso aos donos, pedimos para recolhermos algumas e a Magda fez o tratamento de pintura na lata para ficar com esse tom de cobre envelhecido. Penduramos as latas numa malha de vergalhão usada para sustentar lajes no dia-a-dia, e prendemos ao dryall para não haver perigo de cair”, explicou Ana Cano Milman ao Vix.

Luminárias 

Outro destaque do ambiente são as luminárias vermelhas, que dão a cor para a cozinha. Segundo a arquiteta, os objetos foram feitos por ela, Magda e Erica Saraiva, que aproveitaram um material bem fácil de encontrar. “As que ficam em cima da mesa foram feitas por nós com tela de jardim, pintada de cobre e compramos no Saara o bocal vermelho”, contou. 

Outras luminárias, que ficam embutidas no bambu, foram criadas por elas e executadas pelo artista plástico João Bar Davi, que fez uma estrutura de ferro tratada em corten para carregar no tom industrial do projeto.

Homenagem às Brisas

No início do relacionamento de Débora e José, os dois perceberam que tinham tudo a ver quando descobriram que os nomes de suas cachorras era o mesmo: Brisa. Para dar mais personalidade e a cara do casal ao ambiente, o time usou uma pintura da artista plástica Claudia Ferraz: “Quisemos fazer um link com o nome escolhido de Brisas e trazê-las para dentro da cozinha”. 

Casas dos famosos

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse