Adele plagiou Martinho da Vila? Disputa não é brincadeira: compare as músicas

por | out 18, 2021 | Entretenimento

“Como diria Adele: canta, canta, minha gente, deixa a tristeza pra lá”. Você já deve ter visto este tipo de meme nas redes sociais, assim como a história de que a cantora britânica teria plagiado o sambista Martinho da Vila. Mas será que isso é mesmo verdade? Apesar das brincadeiras nas redes sociais, a história é séria. Entenda!

Adele plagiou Martinho da Vila?

Tudo começou em 2020, quando o compositor Toninho Geraes, autor do clássico “Mulheres”, ouviu a canção “Million Years Ago”, lançada por Adele em 2015. Ao perceber as semelhanças com o seu samba, ele resolveu acionar seus advogados.

https://twitter.com/marhaoli/status/1445391327395463179

A primeira medida foi mandar uma notificação para a Sony Music, que passou a responsabilidade para a gravadora britânica XL Recordings e à equipe da própria cantora. Outras duas notificações foram enviadas à Inglaterra, mas sem resposta.

Em entrevista ao “Fantástico”, o compositor Toninho Geraes afirmou que não quer “brigar”, mas apenas ser reconhecido como coautor da música. No entanto, sua defesa também cobra pagamento de royalties e indenização por danos morais. Nos créditos do álbum “25”, a canção “Million Years Ago” é creditada a Adele e ao produtor musical Greg Kurstin, que é fã confesso de artistas e ritmos brasileiros, como o samba.

A defesa de Toninho Geraes também encomendou três laudos técnicos para conferir se realmente houve plágio. Os resultados de dois deles já foram divulgados, e a opinião dos peritos foi a mesma: a semelhança entre as músicas é inegável. Compare a seguir e tire suas próprias conclusões.

Mas e o Martinho da Vila, o que pensa disso tudo? Apesar de seu nome estar no meio da discussão, o sambista se mantém afastado da polêmica. “Essa guerra não é minha, eu sou só o cantor”, declarou Martinho em entrevista ao “Domingo Espetacular”, da Record TV.

Histórias de plágio