null: nullpx
gloria maria-Zappeando

Gloria Maria trabalhou de graça no começo da carreira na Globo: não recebia nada

"Não tinha salário", detalhou a famosa sobre a sua primeira oportunidade na Globo, que marcou o início da carreira
Publicado 11 Abr 2022 – 03:37 PM EDT | Atualizado 11 Abr 2022 – 03:37 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Gloria Maria Crédito: TV Globo/Zé Paulo Cardeal

Quem vê Gloria Maria como uma das jornalistas mais conhecidas do país não imagina que, no começo da carreira, a famosa chegou a trabalhar sem ganhar nenhum salário. Hoje, com mais de 50 anos de TV Globo (e de profissão), a carioca coleciona reportagens de destaque desde os anos 70.

Filha de um alfaiate e uma dona de casa, Gloria trabalhou nos principais telejornais do país e, ainda, em programas de variedades, como o "Fantástico". No currículo, estão nada menos que "Jornal Hoje", "Bom Dia Rio", "RJTV", "Globo Repórter" e "Jornal Nacional", onde foi a primeira repórter a aparecer ao vivo.

Relembre o início da carreira da Gloria Maria na TV

Ao podcast "Mano a Mano", de Mano Brown, a jornalista contou detalhes de como entrou na Globo no início dos anos 70. Gloria ainda era adolescente na época e a vaga para a rádio escuta da emissora, da qual soube através de indicação, não era remunerada.

"Tenho uma amiga chamada Tânia. Nós éramos as mais pobres da escola. Somos amigas até hoje. Ela era secretária da tesouraria e um dia ofereceram uma vaga pra ela no Jornalismo. Mas não tinha salário, era um estágio sem receber. Não tinha outra pessoa que não quisesse ganhar dinheiro".

Gloria Maria, então, aceitou o desafio e teve que mostrar muita dedicação para enfrentar as adversidades e ir além na profissão. Durante a entrevista, ela contou que, além do esforço, teve uma dose de sorte "em uma época em que o talento valia alguma coisa".

A rotina não era nada fácil: a famosa conciliava o trabalho na emissora com os estudos e, ainda, um segundo trabalho como telefonista do interurbano. Pouco tempo depois, quando os repórteres começaram a realmente mostrar o rosto nos VTs, Gloria Maria se tornou a primeira repórter negra da TV brasileira.

"Eu fui a última a aparecer no vídeo. Eu tinha medo, insegurança. Depois da primeira vez, a coisa foi. Porque não dava tempo para racionalizar, 'olha eu estou aqui, estou sendo a primeira, vou fazer história'. Porque hoje, o que acontece, todo mundo faz história", revelou, durante a participação no poadcast.

Daqueles tempos para cá, muita coisa mudou na vida e na carreira de Gloria Maria. Como repórter, visitou mais de 100 países dos mais diversos continentes e entrevistou pessoas de renome mundial, como o cantor Michael Jackson e a atriz Nicole Kidman. Em 2007, teve a oportunidade de estar à frente da primeira transmissão em HD da TV brasileira.

Desde 2010, está ao lado de Sandra Annenberg na apresentação do "Globo Repórter". No entanto, em 2019, teve que se afastar das telinhas por causa de um tumor no cérebro. Ela descobriu por caso após uma queda em casa e cogitou que seria o fim de sua carreira.

Ao "Mano a Mano", Gloria confessou que a TV Globo emitiu um comunicado oficial na época e que foi um momento muito difícil emocionalmente. "Pouca gente acreditava que eu ia voltar a trabalhar. Eu hoje sou uma fênix, a verdade é essa, porque minha chance era muito pequena".

Assim, a repórter que já cruzou o deserto do Saara, esteve na Jamaica, mostrou as belas paisagens do Marrocos e se arriscou no maior bungee jump do mundo em Macau segue cada dia mais renovada para contar novas histórias: "Tenho que perder a racionalidade pra ir, deixar a curiosidade e o medo me levarem, que aí eu faço qualquer coisa", acrescentou ao Memória Globo.

Curiosidades dos famosos

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse