null: nullpx
Famosos-Zappeando

Como está Bruce Willis meses após diagnóstico de demência? Filha e esposa deram atualizações

Segundo a esposa do ator, não é possível saber se ele entende o diagnóstico - mas, atualmente, ele ainda se lembra das filhas
Publicado 29 Set 2023 – 12:03 PM EDT | Atualizado 29 Set 2023 – 12:03 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Bruce Willis convive com demência frontotemporal Crédito: Reprodução/Instagram (@demimoore)

Quase oito meses após o anúncio de que foi diagnosticado com demência frontotemporal, transtorno neurológico progressivo e incurável que prejudica, entre outras questões, a memória, Bruce Willis apareceu pouco para o público.

Em raras ocasiões, ele surgiu em fotos e vídeos curtos sorrindo na companhia da família – e, segundo pessoas próximas ao ator, ele ainda reconhece as filhas, mas vive altos e baixos com relação à doença.

Como está Bruce Willis após diagnóstico de demência?


Aos 67 anos, Bruce Willis foi diagnosticado com demência frontotemporal. Antes, o astro do cinema havia decidido se aposentar devido à afasia, problema que prejudica a fala e o entendimento – mas, no fim, isso era um sintoma da demência, doença progressiva que não tem cura e danifica as funções neurológicas do paciente.


Sendo assim, Bruce Willis está suscetível a mudanças de comportamento, desinibição, comportamentos compulsivos e, acima de tudo, a perda de memória – e, enquanto buscam passar o máximo de tempo juntos, criando registros que o ator pode apreciar quando não se lembrar mais das pessoas, familiares do ator têm atualizado o estado dele diante da progressão da doença.

Nas poucas vezes em que apareceu em público desde o diagnóstico, Bruce Willis apareceu interagindo com familiares de forma descontraída e chegou até se casar com a atual esposa, Emma Heming Willis, em uma linda cerimônia. Ela, no entanto, já afirmou anteriormente que a convivência com o ator é uma montanha-russa repleta de momentos difíceis – e, em entrevista recente, falou sobre a reação dele à doença.


Conforme contou à apresentadora Hoda Kotb, Emma não sabe afirmar se Bruce tem consciência de estar doente. “É difícil saber. O que estou aprendendo é que a demência é difícil. É difícil para a pessoa diagnosticada, é difícil para a família, e isso não é diferente para o Bruce, para mim, para as nossas meninas. Quando dizem que é uma ‘doença da família’, é mesmo”, pontuou.

Além disso, em junho, Tallulah, filha de Bruce e Demi Moore, escreveu um artigo tocante na edição britânica da revista “ Vogue” e, nele, contou como está a memória do pai. “Ele ainda sabe quem eu sou e [seu rosto] se ilumina quando chego”, afirmou, detalhando o que sente diante do estado de saúde ele.


“Sigo mudando entre presente e passado quando falo sobre Bruce: ‘ele é’, ‘ele foi’, ‘ele é’, ‘ele foi’. Isso é porque eu tenho esperanças pelo meu pai as quais reluto em abandonar. [...] Agora que estou me sentindo melhor, me pergunto: ‘Como posso deixá-lo mais confortável?’”, declarou Tallulah.

Bruce Willis e família

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse