null: nullpx
Novelas e TV-Zappeando

"Um Lugar ao Sol" exibe cena de prazer feminino e repercute: até autora se explicou

Publicado 25 Nov 2021 – 08:26 AM EST | Atualizado 25 Nov 2021 – 08:26 AM EST
Reações
Compartilhar

Nesta última quarta-feira (24), uma cena de Rebeca (Andrea Beltrão) em "Um Lugar ao Sol" chamou a atenção do público por não ser algo comum de se ver na televisão, já que a última vez em que algo parecido aconteceu foi em 1980.

Dando espaço para normalizar o prazer feminino, a trama mostrou um momento íntimo da personagem, que rapidamente repercutiu nas redes sociais e fez com que Lícia Manzo, a autora da trama, se pronunciasse sobre a cena: "Algo normal e saudável".

Rebeca normaliza a masturbação feminina

Um verdadeiro tabu para muitas pessoas, a masturbação feminina ganhou luz e foi naturalizada em uma cena de "Um Lugar ao Sol", novela de Lícia Manzo da TV Globo. Nela, após rejeitar Túlio (Daniel Dantas), Rebeca esperou o marido ir para o banho para ter o seu próprio momento de prazer.

De forma espontânea, a trama retratou um acontecimento normal na vida de uma mulher que busca se conhecer, algo que impressionou as pessoas nas redes sociais, por ser algo tão raro de se ver na TV.

Mais do que isso, na continuação da cena, Rebeca ainda ressaltou a importância do afeto em um casamento enquanto discutia com Túlio, que se viu frustrado pela esposa ter escolhido se satisfazer sozinha.

Mesmo depois de muitos anos juntos, a personagem afirmou para o marido que ainda sentia a necessidade de ser desejada, cortejada e admirada em vez de viver uma relação automática em que o sexo se torna uma obrigação.

Representando muitas mulheres, Rebeca fez com que Lícia Manzo se pronunciasse para naturalizar ainda mais o assunto. Para a autora, trazer o prazer feminino para uma novela de horário nobre foi uma espécie de libertação.

"Minha intenção ao escrever a cena foi tirar do armário algo normal e saudável. Que a mulher possa explorar, conhecer o próprio corpo", contou em entrevista ao Gshow.

"Escrevi a cena porque mulheres também sentem prazer e desejo. Porque a sexualidade é parte da vida das mulheres, e não só dos homens", ainda complementou a autora.

Ainda sobre a relação de Rebeca e Túlio, Lícia reforçou sobre a solidão da mulher. "Num casamento tóxico, abusivo, a saída mais que honrosa de uma mulher pode ser buscar a conexão perdida com ela mesma, redescobrindo o prazer em si mesma".

"Solidão a dois é algo terrível. E o caminho para a libertação de Rebeca, assim como para outras mulheres, está, literalmente, em suas próprias mãos – e em seu próprio corpo", finalizou a responsável pela novela.

Cena semelhante excluída de novela de Janete Clair

Mesmo sendo algo natural para as mulheres, na televisão isso ainda é um tabu! Antes de "Um Lugar ao Sol", a última vez que a masturbação feminina foi retratada foi em "Coração Alado", escrita por Janete Clair em 1980, segundo informações do site TV História.

Na ocasião, a cena havia levantado diversas polêmicas, sendo até mesmo excluída após a sua transmissão, não deixando nenhum registro deste momento.

Com o passar dos anos, a necessidade de falar abertamente sobre certos assuntos fez com que a web comemorasse este momento na novela das 21h. Confira a reação do público!

"Um Lugar ao Sol"

Reações
Compartilhar
RELACIONADO:Novelas e TV-Zappeando

Mais conteúdo de interesse