Quem foi a Condessa de Iguaçu, irmã bastarda de Pedro II: aparece em “Nos Tempos”

por | nov 12, 2021 | Televisão

Uma nova personagem fará uma participação especial em “Nos Tempos do Imperador”: trata-se da Condessa de Iguaçu (ou Maria Isabel de Alcântara), a irmã bastarda de Dom Pedro II. Interpretada pela atriz Fernanda Gabriela, a filha de Dom Pedro I com a amante, Domitila de Castro, aparecerá rapidamente como uma cliente do ateliê da Madame Lambert (Lorena Silva).

Na trama da novela das 6, Maria Isabel encomendará um vestido sob medida da famosa modista do Rio de Janeiro. No entanto, quem acabará confeccionando a roupa será Zayla (Heslaine Vieira) — que não levará os créditos pelo trabalho.

Mas, afinal, quem foi a Condessa de Iguaçu? Saiba os detalhes de sua relação com a família imperial brasileira abaixo!

Quem foi a Condessa de Iguaçu?

Maria Isabel de Alcântara Bourbon nasceu em 28 de fevereiro de 1830, em São Paulo. Ela foi a quinta e última filha de Dom Pedro I com a sua amante, Domitila de Castro, a Marquesa de Santos.

A infância de Maria Isabel foi basicamente à sombra da família imperial brasileira. Mesmo sendo um fruto do caso extraconjugal de seu pai, ela cresceu de forma parecida que os irmãos, com uma ótima educação. A filha de Domitila, no entanto, não desfrutou dos mesmos privilégios dos filhos de Leopoldina.

Com o pai imperador e a mãe marquesa, Maria Isabel tinha tudo para ser parte da nobreza. Porém, devido ao adultério do qual foi fruto, ela nunca recebeu nada de seu pai — seja um título, ou até mesmo terras.

Em 1848, aos 18 anos, casou-se com Pedro Caldeira Brandt, o Conde de Iguaçu, tornando-se a sua segunda e última esposa. Assim, foi a segunda Condessa Consorte de Iguaçu. O casal teve sete filhos.

Ao longo de sua vida, Maria Isabel recebeu diversas terras de seu meio-irmão, Dom Pedro II — incluindo pastos, cabeças de gado e engenhos.

A Condessa de Iguaçu faleceu em 6 de setembro de 1896, aos 66 anos.

Curiosidades sobre a família imperial brasileira