Novela mostra como o jogo do suicídio atinge jovens e alerta famílias sobre perigo

por | jun 21, 2017 | Televisão

A novela das 21h da Globo, “A Força do Querer”, está tratando de vários temas polêmicos e relevantes para a sociedade, como já era de se esperar da criadora, Glória Perez. Além de abordar a questão de gênero, com a personagem Ivana (Carol Duarte), outro assunto que será introduzido nos próximos capítulos é o chamado jogo do suicídio, popularmente conhecido como “Baleia Azul”, através de Yuri (Drico Alves).

Yuri entra no jogo Baleia Azul

O menino, filho de Heleninha (Totia Meireles), adora cosplays e vive no celular. Ele receberá um convite para participar do jogo, e comenta com um amigo que está entusiasmado e curioso para participar. “Mandaram um convite pra mim. Chama Baleia Azul. Diz que é um jogo de desafio! Fala aqui que se entrar, você nunca mais pode sair, senão tem consequências. Vou já entrar pra ver como que é”, dirá Yuri.

Aos poucos, ele passará noites em claro interagindo com outros participantes, sempre pelo celular. Heleninha notará que há algo errado com o filho ao vê-lo exausto durante o dia, sem nem desconfiar no que ele se meteu.

Conscientização e lado de Jeiza

Globo

Para alertar o público sobre os verdadeiros riscos do desafio, a novela mostra paralelamente cenas da policial Jeiza (Paolla Oliveira) com a mãe, Cândida (Gisele Fróes), com quem comentará sobre o perigo da Baleia Azul.

“Não é joguinho, não. Eles falam que é joguinho pra atrair criança e adolescente pra cair na malha deles. É gente criminosa, pervertida. Quem mais vai se dedicar a ficar na internet manipulando a cabeça das pessoas pra fazer elas se matarem?”, disse Jeiza. A policial dá detalhes de como funciona a mente dos bandidos e o que eles fazem para atrair os adolescentes.

Uma das estratégias é fingir ser o “amigo compreensível”, que entende todas as aflições do jovem. Logo depois, a Globo mostrou uma cena em que Yuri brigava com a mãe porque ela “não o entendia”.

O que é o jogo da Baleia Azul?

Nos últimos meses, uma febre assustadora tomou conta da internet, além de fazer centenas de vítimas pelo mundo. Conhecido como Blue Whale Game – ou Jogo da Baleia Azul, em tradução livre -, o conjunto de 50 desafios está cativando e manipulando adolescentes no mundo inteiro, que são forçados por um mentor desconhecido a cometer suicídio como etapa final.

Apenas na Rússia, onde o jogo teria surgido, foram registradas 130 mortes, que estariam ligadas à Baleia Azul. No Brasil, as informações sobre os desafios são compartilhadas de forma privada, mas já houveram casos de suicídio potencialmente relacionados ao jogo.

As etapas começam de forma simples, orientando os “jogadores” a acordar de madrugada para ver filmes de terror, e vão até mutilações corporais e pressão psicológica. Quem desconhece a real finalidade do jogo, pode acabar se sentindo manipulado pelos mentores, que desencadeiam sintomas mais fortes e irreversíveis de depressão nos participantes.

A condição para não desistir do jogo são ameaças feitas pelos supostos mentores às famílias das vítimas, através de informações de fácil acesso das redes sociais. Tudo isso ajuda os jovens a acharem que não existe uma saída do jogo da Baleia Azul, o que os leva ao suicídio.

Importância do tema na novela

Globo

O caso de Yuri retratado em “A Força do Querer” mostrará como a manipulação acontece de forma simples, consumindo o jovem aos poucos. Quando Heleninha encontra o filho aos prantos no quarto, por estar cansado de ameaças pelo jogo, ela chamará o irmão, Caio (Rodrigo Lombardi), que encaminhará a situação para a polícia e resolverá o problema do adolescente.

Esse acontecimento é fundamental para alertar famílias na vida real sobre o funcionamento do jogo, que se manifesta nos jovens de forma sutil, até que seja tarde demais. Além das denúncias, é preciso ficar alerta para a necessidade de um acompanhamento psicológico, como o apoio de psicólogos e até do Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende pedidos de ajuda por telefone, chat e e-mail.

A novela segue comentando sobre fatos atuais, importantes e de extrema relevância para a sociedade. Não perca os próximos capítulos!

Novelas da Globo