Estreante, atriz de “Pega Pega” fala sobre personagem complexa e carreira no cinema

por | jun 29, 2017 | Televisão

Valentina Herszage pode até ser uma estreante nas produções da televisão, mas já brilha como um dos destaques na novela das sete da Globo, “Pega Pega”. Ao ar nas telinhas como Bebeth, uma personagem de personalidade bastante forte e complexa, engana-se quem pensa que este é o primeiro trabalho da atriz em sua carreira. Valentina já é conhecida pelo papel principal no longa-metragem “Mate-me Por Favor” (2015) – que a lançou de vez no mercado cinematográfico.

Com apenas 19 anos, a jovem acumula trabalhos no teatro e diversos prêmios – incluindo reconhecimentos internacionais. Promessa da nova geração de artistas, a nova fase de Valentina parece ser apenas o começo de uma grande carreira que crescerá, e muito, pela frente.

“’Mate me Por Favor’ foi um acontecimento na minha vida. Interpretar a Bia [personagem que guia a história] foi um desafio desde o início para mim. Eu tinha 15 anos e era uma personagem que, ao mesmo tempo em que era da mesma idade que eu, fazia parte de um universo bastante diferente”, disse Valentina Herszage em entrevista ao VIX.

“Assistimos ao filme pela primeira vez no Festival de Veneza, foi uma experiência única. O cinema fala várias línguas, as pessoas se identificam ou ficam curiosas, foi incrível essa troca que fizemos no exterior. Mas também sempre tive curiosidade quanto ao trabalho do ator na televisão”, lembrou a atriz.

Bebeth é destaque em “Pega Pega”

Globo

Em “Pega Pega”, Valentina Herszage dá vida à Elizabeth Ribeiro, ou Bebeth, filha única de Eric (Mateus Solano) – um jovem empresário muito bem-sucedido que vive para o trabalho. A adolescente, de apenas 15 anos na trama, tem vários conflitos com o pai e não quer o dinheiro dele, mas sim sua atenção. Quando ainda era pequena, Bebeth presenciou a morte da mãe em um acidente de carro, trauma que causa reflexos na sua vida até hoje.

A oportunidade de interpretar a personagem na novela das sete veio logo após “Mate-me Por Favor”, em 2016. “No final do ano fui convidada para fazer um teste para Bebeth. Depois do primeiro teste fui para o workshop, onde já tinham poucos atores, e eles estavam testando os casais. Fiz um teste com o Jaffar Bambirra [o Marcio de ‘Pega Pega’] e rolou. Estou feliz com o início do trabalho e ansiosa para ver aonde vai dar essa história brilhantemente escrita pela Claudia Souto”, revelou Valentina.

E a preparação para viver a personagem foi intensa – tudo porque Bebeth tem uma personalidade bastante rebelde e complexa. Com o passar do tempo na narrativa de “Pega Pega”, a jovem é diagnosticada com transtorno psicoafetivo, fazendo com que aja de uma maneira um pouco diferente. Para passar essas emoções para a telinha, foram necessários laboratórios, leituras e até conversas com a mãe, que é psicanalista e a ajudou a entender melhor a situação.

Globo

“Comecei a preparação em janeiro, dois meses antes das gravações. Tivemos bastante tempo para estudar a personagem, ler, pegar referências, experimentar esse corpo, essa fala e suas relações. Desde lá, ja tínhamos a boneca da canguru Flor, onde eu pude trabalhar essa intimidade e essa dificuldade de dar vida a algo que é inanimado. Depois tivemos preparação com Eduardo Millewicz, onde eu pude entender melhor essa atuação para a televisão e a linguagem da própria novela. Junto com tudo isso, minha mãe é psicanalista e me ajudou bastante a entender esse universo da culpa, do trauma e da projeção”, contou a atriz.

Para ajudar a lidar com as situações que passa ao lado do pai e de outras pessoas, Bebeth adota uma canguru como amigo imaginário, a Flor. Nas telas da TV, o animal parece bem real, mas na hora das gravações é tudo um pouco diferente. Valentina relata que o processo para gravar as cenas ao lado da companheira imaginária é bem complicado – e que até mesmo chega a repetir uma cena simples, de apenas três minutos, diversas vezes para atingir um resultado perfeito.

“Foi um exercício de paciência, concentração e imaginação. Repetíamos a cena muitas vezes com diferentes recursos da equipe de computação gráfica, o que valia para mim como atriz era o olhar para o nada. Fazíamos uma vez com a boneca, outra com a boneca e dois manipuladores, sem nada, com uma canguru robótica, eram vários tipos. Foram horas e horas para gravar uma cena de três minutos. A equipe de efeitos especiais foi incrível e me dava a orientação perfeita, ficavam comigo no set e todos estavam animados de fazer a Flor ganhar vida”, disse Valentina.

Os desafios enfrentados por Valentina não ficam apenas na esfera de sua personagem. Este é o primeiro trabalho da atriz na TV – antes ela havia trabalhado no teatro e no cinema –, mas ela reconhece que cada veículo tem suas dificuldades particulares. No entanto, nada impede que a artista realize seu trabalho da melhor maneira possível.

“Ainda que eu seja muito fã de cinema, estou curtindo e aprendendo muito na televisão. O teatro foi onde eu cresci, comecei muito nova e considero a base mais incrível de se ter para qualquer ator. Na TV a dificuldade, até agora, é quanto ao ritmo. Temos que gravar muitas cenas por dias e a concentração não pode ser dispersa, são muitas horas. Estou completamente dedicada à novela. Trabalhar com grandes artistas tem sido o meu maior presente, eu aprendo muito. Mateus Solano, Mariana Santos, Irene Ravache, entre outros são atores que eu admiro muito e temos nos dado super bem”, contou Valentina.

Incentivada a entrar para a área desde pequena, Valentina sempre foi ligada às artes. O talento da atriz foi encorajado pela família e, aos seis anos, começaram as aulas de teatro. “Fiz dança, sapateado, canto, teatro e circo em uma escola de musicais. Depois que comecei, nunca mais parei e fiz vários outros cursos, peças, musicais, curtas. Meus pais sempre foram muito apaixonados por cinema, teatro e televisão, arte no geral. Eles me apoiam e torcem bastante”, revelou.

“Atualmente, faço faculdade de atuação cênica e quero continuar a carreira e estudar cada vez mais”, completou a atriz. Parece que veremos muitos trabalhos de Valentina Herszage pela frente. Já podemos ficar de olho!

Artistas da Globo