“Emagreceu, ficou mais bonita”: por que o comentário de Lulu Santos gerou revolta

por | set 18, 2019 | Televisão

Lulu Santos gerou polêmica no “The Voice Brasil” ao fazer um comentário inapropriado sobre Tamires Santana, uma das participantes do seu time, que acabou sendo eliminada.

Durante a última Rodada de Fogo, o técnico soltou elogios para a performance da cantora, mas deixou muitos telespectadores revoltados ao falar sobre a aparência dela: “Emagreceu e ficou mais bonita”.

Lulu Santos vira alvo de polêmica no “The Voice”

Tamires Santana, que cantou “Faraó, Divindade do Egito”, disputava a permanência no programa com Gaby Olliver, que se apresentou ao som de “Ritmo Perfeito”, sendo escolhida por Lulu Santos.

Na hora de entregar o resultado, o técnico fez um longo discurso sobre Tamires. “Eu quero apenas completar que o seu número, Tamires, foi tudo o que a plateia precisava. Como você vê, você tem um caminho”.

“Do início da edição para cá, você emagreceu, ficou mais bonita, a apresentação está mais legal, mais segura”, completou o cantor, que imediatamente foi alvo de críticas nas redes sociais.

O comentário do jurado pode ser considerado gordofóbico, já que associa a beleza de Tamires ao fato de ela ter emagrecido. Além disso, o discurso foi problemático por ressaltar um padrão imposto pela sociedade no qual a magreza se torna um ideal.

O termo “gordofobia” não existe oficialmente no dicionário brasileiro, mas é um conceito popularmente difundido usado para identificar pessoas que possuem medo excessivo de ganhar peso ou uma “preocupação” exagerada sobre o corpo de outras pessoas.

A fala de Lulu Santos pode ainda se tornar nociva por despertar gatilhos que façam com que pessoas que não se sentem bem com seu corpo se sintam mal.

Indignados, os telespectadores que acompanham a atração consideraram o comentário desrespeitoso e usaram o Twitter para se manifestar, gerando um debate sobre a postura do cantor.

Confira a repercussão:

https://twitter.com/sccpvip/status/1174151546394820608

“The Voice Brasil”