O que são os doramas GL? Conheça o termo e histórias desse subgênero

por | jan 9, 2024 | Séries

Assim como as séries ocidentais, os doramas – como são conhecidas as produções asiáticas – contam de diferentes formas as mais variadas histórias, nos mais variados estilos. Além de gêneros tradicionais, como romance, drama, suspense e terror, há ainda os chamados doramas GL.

Saiba o que são doramas GL, o que significa o termo e conheça alguns dos seriados mais famosos do subgênero:

O que são doramas GL?

Doramas GL são séries asiáticas que exploram temas relacionados a romances entre personagens femininas, com ênfase em relacionamentos lésbicos ou de temática LGBTQ+. A sigla “GL”, no caso, significa “girls love” (“amor entre garotas”, em tradução livre).

Assim como os doramas BL (“boys love”) que se concentram em romances entre personagens masculinos, os doramas GL têm ganhado popularidade, especialmente entre o público que procura na mídia representações mais diversificadas de relacionamentos.

Série japonesa
Reprodução/ATX

Doramas GL podem abordar uma grande variedade de gêneros, como romance, drama, comédia e fantasia, por exemplo, mas sempre com foco nos relacionamentos românticos ou emocionais entre mulheres.

Doramas GL e doramas BL têm grande importância no cenário LGBTQ+ já que, em comparação com produções ocidentais, romances homoafetivos ainda não aparecem com tanta frequência na produção audiovisual de países como Japão e Coreia do Sul, por exemplo.

Doramas BL famosos

“Lily Fever”

Série sul-coreana
Reprodução/Naver TV

Lançado em 2015, o dorama sul-coreano gira em torno de Sun Yi (Kim Hye Ji), que fica fascinada ao conhecer Ha Eun Byul (Kim Hye Won), uma mulher linda, mas estranha e misteriosa. O que Sun Yi não sabe inicialmente é que Ha Eun Byul é, na verdade, um fantasma. A série segue as interações cômicas e românticas entre as protagonistas enquanto elas tentam entender e lidar com a situação fora do comum.

  • Ano de lançamento: 2015
  • Número de temporadas e episódios: 1 temporada, 9 episódios
  • Onde assistir: no Brasil, ainda não há nenhuma plataforma legalizada com a série no catálogo

“Yuri or Another”

Reprodução/FOD

O drama japonês mostra o reencontro entre Sinohara Yuri (Fujiko Kojima) e Ninomiya (Fumika Baba), duas vizinhas que descobrem que já estudaram juntas na escola. Agora na universidade, elas também encaram outros desafios, como fato de um homem perseguir Yuri. Por sorte, elas vão descobrir uma grande conexão, que vai ser essencial para enfrentar os problemas.

  • Ano de lançamento: 2019
  • Número de temporadas e episódios: 1 temporada, 8 episódios
  • Onde assistir: Viki

“The Rich Man’s Daughter”

Dorama filipino
Reprodução/GMA

O dorama filipino gira em torno de Jade Tanchingco (Rhian Ramos), uma mulher rica e bem-sucedida que trabalha para a empresa de seu pai. Ela está comprometida com David Limjoco (Luis Alandy), mas sua vida toma um rumo inesperado quando ela desenvolve sentimentos por uma mulher chamada Althea Guevarra (Glaiza de Castro).

  • Ano de lançamento: 2015
  • Número de temporadas e episódios: 1 temporada, 65 episódios
  • Onde assistir: no Brasil, ainda não há nenhuma plataforma legalizada com a série no catálogo

Mais sobre doramas