null: nullpx
Dorama - Zappeando

Dorama "A Lição": história por trás da trama, mais obras com o elenco e mais

Série sul-coreana da Netflix tem trama repleta de vingança que a tornou sucesso de público e de crítica
Publicado 5 Dez 2023 – 05:00 PM EST | Atualizado 21 Dez 2023 – 11:24 AM EST
Compartilhar
Default image alt
Dorama "A Lição" (2022) teve boas avaliações do público em geral e da crítica especializada Crédito: Divulgação/Netflix

Lançado pela Netflix no final de 2022, o dorama “A Lição” ("The Glory") se tornou um fenômeno global de audiência e chegou a ficar entre as dez séries em idioma não-inglês mais assistidas da plataforma de streaming em 91 países. Conheça a história do seriado sul-coreano e veja mais detalhes sobre a produção estrelada por Song Hye-kyo e Lee Do-hyun:

Dorama “A Lição”: história e mais detalhes


Repleto de drama, suspense e mistérios, o seriado “A Lição” gira em torno de Moon Dong-eun (Song Hye-kyo), uma mulher que tem como principal missão na vida se vingar das pessoas que a intimidaram e a violentaram no ensino médio.

Na época de escola, ela sofreu bullying de um grupo de estudantes e, quando se queixava, não era ouvida. Nessas situações, a personagem chegou a sofrer agressões físicas, algo que finalmente a fez desistir de ir à escola e denunciar o grupo - plano que não saiu como o esperado.

Ao deixar a escola com a justificativa de que vinha sofrendo violência, os pais de uma das alunas que praticava bullying com Dong-eun paga a mãe da mocinha para que ela anule o depoimento da filha. Com isso, ela é desacreditada, e então muda todos os seus planos de vida para armar uma vingança complexa.


Já adulta, Dong-eun carrega no corpo cicatrizes da violência física e trabalha duro para chegar no ponto de partida de seu plano, atuando como professora de uma escola infantil. Logo, o público descobre que ela será professora da filha da ex-colega que a agredia, momento no qual dá início no plano que elaborou durante décadas.

A vítima em Dong-eun dá então lugar a uma personalidade fria e calculista que usa pessoas para concretizar seus planos. Longe dos olhos de amigos e inimigos, porém, ela segue sofrendo com a carga emocional do trauma, demonstrando dificuldades para se relacionar, dores pela rejeição da mãe, entre outros.

Ao longo da trama, ela ainda conhece o amor ao encontrar Joo Yeo-jeong, um jovem médico de família influente que, ao contrário do que ela imaginava, decide ajudar a professora na vingança.

“A Lição” é baseado em fatos reais?


A série “A Lição” não é inspirada em coisas que aconteceram na vida real, mas tampouco está longe da realidade. Na época em que a atração foi lançada, por exemplo, os casos de bullying na Coreia do Sul apontavam para um crescimento de 25,4%.

Além disso, Kim Eun-sook, a criadora do dorama, afirmou que acompanha de perto o impacto da violência nas escolas, relembrando até um episódio que serviu como ponto de partida para a atração, envolvendo um questionamento da própria filha.

“Você ficaria mais magoada se eu espancasse alguém até a morte ou fosse espancada até a morte?”, relatou ela em uma coletiva de imprensa sobre a série. “Em pouco tempo, tive muitas ideias e liguei o computador. Foi assim que [a série] começou", contou a autora.

Elenco de “A Lição”: outras obras e mais


Song Hye-kyo e Lee Do-hyun, que formam o casal protagonista de “A Lição”, já eram famosos por outros k-dramas bastante populares e aclamados. Veja outras séries sul-coreanas estrelados pela dupla e onde assistir às produções:

Doramas com Song Hye-kyo


Veterana dos k-dramas, Song Hye-kyo já atuou em diversas outras produções sul-coreanas e chegou a protagonizar algumas delas. Conheça mais doramas com a atriz:

“Descendentes do Sol” ("Descendants of the Sun")



O dorama se transformou em um grande sucesso de público e conquistou uma legião de fãs com a história de um militar das forças especiais (Song Joong Ki) e uma médica-cirurgiã (Song Hye-kyo) que lutam para viver um romance inesperado no caos de um país em guerra.


  • Ano de lançamento: 2016
  • Número de temporadas e episódios: 1 temporada, 19 episódios
  • Onde assistir: Viki

“Agora Terminamos” ("Now, We Are Breaking Up")



No dorama cheio de romance, Song Hye-kyo interpreta Ha Young Eun, uma mulher elegante e inteligente que tem sucesso na carreira, mas não no amor. Tudo muda quando ela conhece Yoon Jae Kook (Jang Ki Yong), um popular fotógrafo que chama a atenção da protagonista de uma forma que ela simplesmente não consegue ignorar.


  • Ano de lançamento: 2021
  • Número de temporadas e episódios: 1 temporada, 16 episódios
  • Onde assistir: Viki

“Encontro” ("Encounter")



Cha Soo Hyun (Song Hye-kyo) recentemente se divorciou de um marido rico e, cansada de viver a vida guiada pelos outros, decide viajar para o exterior. No caminho, ela conhece Kim Jin Hyuk (Park Bo Gum), um jovem espirituoso que leva uma vida completamente diferente da dela. Atraídos um pelo outro, eles precisarão encontrar o verdadeiro amor entre suas diferenças.


  • Ano de lançamento: 2018
  • Número de temporadas e episódios: 1 temporada, 16 episódios
  • Onde assistir: Viki

Doramas com Lee Do-hyun


Ao contrário da protagonista de "A Lição", Lee Do-hyun não é tão experiente em doramas, mas participou de alguns e, no último ano, protagonizou uma das obras. Conheça os títulos:

“Sweet Home”



O seriado sul-coreano de terror conta a história de um adolescente que, ao perder toda a família em um acidente de carro, se muda sozinho para um pequeno apartamento. Ele terá que enfrentar seus traumas e lutar para sobreviver quando seus vizinhos de prédio misteriosamente começam a se transformar em monstros.


  • Ano de lançamento: 2020
  • Número de temporadas e episódios: 2 temporada, 10 episódios
  • Onde assistir: Netflix

“Hotel Del Luna”



O k-drama gira em torno de um hoteleiro de elite que é convidado a gerenciar um antigo hotel de Seul. Mas tem um detalhe: a hospedaria é visível apenas para os espíritos, e não para os vivos. Ele acaba conhecendo a antiga dona do estabelecimento e seu estranho mundo dos mortos, fazendo amizade com alguns hóspedes bem incomuns.


  • Ano de lançamento: 2019
  • Número de temporadas e episódios: 1 temporada, 16 episódios
  • Onde assistir: Viki e Netflix

“The Good Bad Mother"



Sensível e emocionante, o dorama acompanha a história de uma mãe que viveu toda a sua vida pelo filho e que, agora, faz de tudo para ajudá-lo a se recuperar de um acidente que o deixou com amnésia e as faculdades intelectuais de uma criança.


  • Ano de lançamento: 2023
  • Número de temporadas e episódios: 1 temporada, 14 episódios
  • Onde assistir: Netflix

“A Lição” é sucesso de público e de crítica


Além de fazer sucesso no catálogo da Netflix, o dorama teve boas avaliações do público em geral e da mídia especializada. No site Rotten Tomatoes, a produção tem aprovação de 88% dos críticos e 94% da audiência. No agregador IMDB, “A Lição” aparece com nota 8,1 (de um total de 10), baseada em 23 mil considerações.

A temporada completa do dorama “A Lição” está disponível na Netflix, em versão dublada e legendada, para assinantes da plataforma de streaming.

Mais sobre doramas

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse