null: nullpx
Cangaço Novo

Cangaceiro assassinado pela polícia inspirou a série “Cangaço Novo”: conheça a história

Apesar de se tratar de uma obra de ficção, um dos personagens da série tem inspiração em um criminoso que existiu de verdade
Publicado 10 Set 2023 – 02:00 PM EDT | Atualizado 10 Set 2023 – 02:01 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Allan Souza Lima em "Cangaço Novo" Crédito: Aline Arruda/Prime Video

A série “Cangaço Novo”, produzida pela Prime Video, conquistou o público e a crítica com uma trama que mistura ação, violência, política e drama familiar. Apesar de se tratar de uma obra de ficção, um dos personagens da atração tem inspiração em um cangaceiro que existiu de verdade. Conheça a história:

Cangaceiro da vida real inspirou história de “Cangaço Novo”

Em “Cangaço Novo”, acompanhamos a jornada de Ubaldo (Allan Souza Lima), um bancário da zona urbana de São Paulo que um dia descobre que tem uma herança e duas irmãs no sertão cearense. Os três são filhos de Amaro Vaqueiro, uma figura mítica na região que, apesar de não ser um personagem ativo na atração, surge na trama por meio de lembranças, fotos e flashbacks.


E é justamente com a figura de Amaro Vaqueiro que a série da Prime Video flerta com a realidade, já que é inspirada em Valdetário Carneiro, um mecânico de automóveis que se tornou um dos mais perigosos assaltantes a bancos do Nordeste.

Nascido em Caraúbas, no Rio Grande do Norte, em 1959, Valdetário teve sua vida contada no livro-reportagem "Valdetário Carneiro: A Essência da Bala", escrito por Paulo Nascimento e Rafael Barbosa.


Além de ter sido responsável por pelo menos 100 ataques e roubos a bancos em vários estados brasileiros entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000, o cangaceiro ainda organizou homicídios contra inimigos políticos de sua família.

Procurado pela Justiça, Valdetário Carneiro permaneceu um longo tempo foragido até que, em 2003, foi morto em um confronto com a polícia, após denúncia anônima que levou as autoridades ao seu esconderijo.

Mais sobre "Cangaço Novo"

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse