null: nullpx
Renascer

Por que Taumaturgo Ferreira foi expulso de "Renascer" 1993? Mudou destino de personagem

José Venâncio na versão original da novela, ator diz que episódio afetou muito sua carreira
Publicado 5 Fev 2024 – 01:58 PM EST | Atualizado 5 Fev 2024 – 01:58 PM EST
Compartilhar
Default image alt
Taumaturgo Ferreira interpretou José Venâncio na primeira versão da novela "Renascer" (1993) Crédito: Reprodução/Globoplay

Na primeira versão de “Renascer”, exibida em 1993, Taumaturgo Ferreira deu vida a José Venâncio, um dos quatro filhos de José Inocêncio, e foi obrigado a deixar a novela antes do previsto, de forma pouco amigável, mudando completamente o rumo de seu personagem. Saiba por que o ator foi expulso das gravações:

Taumaturgo Ferreira foi "cancelado" por causa de "Renascer"


A morte repentina de José Venâncio no capítulo 59 da versão original de “Renascer” não estava prevista e precisou ser elaborada após a expulsão de Taumaturgo Ferreira da novela. A saída do ator aconteceu por desentendimento nos bastidores e envolveu o autor, Benedito Ruy Barbosa, e o diretor, Luiz Fernando Carvalho.

Em entrevista ao jornal O Globo, Taumaturgo revelou que tinha combinado com a direção do folhetim que interpretaria seu personagem sem sotaque interiorano, pois, em sua visão, como o primogênito de José Inocêncio havia estudado fora, ele seria mais “sofisticado”.


A decisão, no entanto, pegou mal e fez com que ele fosse afastado das gravações. “O fato é que, quando me tiraram, eu não assisti mais e não dei um pio. Primeiro porque não competia a mim falar nada. Eu também não queria alimentar a polêmica”, explicou o artista.

Fora da novela, Taumaturgo se mudou para São Paulo e decidiu permanecer recolhido e longe da mídia. “Foi um episódio que afetou muito a minha carreira na época. Eu vinha num ritmo de ascensão na Globo e, de repente, fui cancelado”, lamentou.


Em “Renascer”, José Venâncio morre em uma tocaia que tinha seu pai como alvo. Essa foi a forma que Benedito Ruy Barbosa encontrou de tirar o ator Taumaturgo Ferreira da história.

No remake da novela, o destino do personagem, agora vivido por Rodrigo Simas, será o mesmo. Ele também morrerá para que a narrativa original não seja alterada.

Mais sobre "Renascer"

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse