Por que Taumaturgo Ferreira foi expulso de “Renascer” 1993? Mudou destino de personagem

por | fev 5, 2024 | Novelas

Na primeira versão de “Renascer”, exibida em 1993, Taumaturgo Ferreira deu vida a José Venâncio, um dos quatro filhos de José Inocêncio, e foi obrigado a deixar a novela antes do previsto, de forma pouco amigável, mudando completamente o rumo de seu personagem. Saiba por que o ator foi expulso das gravações:

Taumaturgo Ferreira foi “cancelado” por causa de “Renascer”

Taumaturgo Ferreira interpretou José Venâncio na primeira versão de
Reprodução/Instagram (@antoniotaumaturgo)

A morte repentina de José Venâncio no capítulo 59 da versão original de “Renascer” não estava prevista e precisou ser elaborada após a expulsão de Taumaturgo Ferreira da novela. A saída do ator aconteceu por desentendimento nos bastidores e envolveu o autor, Benedito Ruy Barbosa, e o diretor, Luiz Fernando Carvalho.

Em entrevista ao jornal O Globo, Taumaturgo revelou que tinha combinado com a direção do folhetim que interpretaria seu personagem sem sotaque interiorano, pois, em sua visão, como o primogênito de José Inocêncio havia estudado fora, ele seria mais “sofisticado”.

Taumaturgo Ferreira interpretou José Venâncio na primeira versão de
Reprodução/Instagram (@antoniotaumaturgo)

A decisão, no entanto, pegou mal e fez com que ele fosse afastado das gravações. “O fato é que, quando me tiraram, eu não assisti mais e não dei um pio. Primeiro porque não competia a mim falar nada. Eu também não queria alimentar a polêmica”, explicou o artista.

Fora da novela, Taumaturgo se mudou para São Paulo e decidiu permanecer recolhido e longe da mídia. “Foi um episódio que afetou muito a minha carreira na época. Eu vinha num ritmo de ascensão na Globo e, de repente, fui cancelado”, lamentou.

Rodrigo Simas como José Venâncio em
Globo/Fábio Rocha

Em “Renascer”, José Venâncio morre em uma tocaia que tinha seu pai como alvo. Essa foi a forma que Benedito Ruy Barbosa encontrou de tirar o ator Taumaturgo Ferreira da história.

No remake da novela, o destino do personagem, agora vivido por Rodrigo Simas, será o mesmo. Ele também morrerá para que a narrativa original não seja alterada.

Mais sobre “Renascer”