Após descobrir que a família de Érica (Marcela Fetter) estava tentando enganá-lo em “Pantanal”, Zé Lucas (Irandhir Santos) retornará para a fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira).
Animado com a nova carreira política, o personagem não contará com o apoio de seu pai, algo que o deixará profundamente frustrado. Será neste momento que uma tragédia recairá sobre a história. Confira o que acontecerá!
Zé Lucas é alvo de matador de aluguel
Voltando a morar no Pantanal, Zé Lucas se encantará com a carreira política e não tirará a ideia de sua cabeça. Aproximando-se cada vez mais de Irma (Camila Morgado) novamente, o rapaz demosntrará a necessidade de ter o apoio de seu pai.

Contrário aos planos do primogênito, José Leôncio deixará claro que não concorda com a escolha do filho, algo que deixará o ex-peão frustrado.
Após uma discussão com o pai, Zé Lucas sairá para cavalgar e esfriar a cabeça, mas acabará facilitando o trabalho de um matador profissional contratado por Tenório (Murilo Benício).

Com raiva da família do vizinho por ter ajudado Maria Bruaca (Isabel Teixeira) a lutar por seus direitos, o grileiro dará uma lista de nomes para que um jagunço elimine.
Após atirar no primogênito de José Leõncio, ele deixará o rapaz agonizando, gravemente ferido, que acabará sendo salvo por uma figura misteriosa.