Tim Burton revela ser fã de Zé do Caixão: cresceu assistindo aos filmes do diretor brasileiro

O cineasta norte-americano Tim Burton fez uma visita especial à cidade de São Paulo em maio de 2022 apenas para inaugurar uma exposição sobre a sua obra no cinema. O artista é responsável por produções como “Edward Mãos de Tesoura” (1990), “O Estranho Mundo de Jack” (1993), “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (2005) e “A Noiva Cadáver” (2005), entre muitos outros.

E em sua passagem pelo Brasil, Burton revelou uma curiosidade nunca antes mencionada: ele é fã do personagem Zé do Caixão, bastante popular no Brasil. Saiba mais abaixo!

Tim Burton é fã do Zé do Caixão

Cineasta norte-americano Tim Burton
Vittorio Zunino Celotto/Getty Images

Em entrevista ao “Fantástico”, Tim Burton contou que tem uma grande admiração pelo cineasta, ator e roteirista José Mojica Marins — também chamado de Zé do Caixão, seu personagem mais conhecido.

“Cresci vendo os filmes dele. E tive a feliz oportunidade de conhecê-lo na última vez que estive em São Paulo”, revelou o norte-americano.

Zé do Caixão é um agente funerário amoral com crenças nietzschianas, que é movido por seu desejo de ter um filho com uma “mulher perfeita”. O personagem acredita que a imortalidade é alcançada através da procriação, um conceito a que ele se refere como “a continuação do sangue”. Apesar de sua própria descrença no sobrenatural, ele muitas vezes se vê experimentando fenômenos paranormais, incluindo encontros com fantasmas, morte e visões do inferno.

José Mojica Marins se tornou uma das referências para Tim Burton. O cineasta é recordado até hoje pelo público como “pai” do terror nacional: ele desenvolveu um estilo próprio de filmar que, inicialmente desprezado pela crítica nacional, passou a ser reverenciado após suas produções começarem a ser consideradas cult no circuito internacional. Mojica falaceu em fevereiro de 2020, vítima de broncopneumonia.

Mais sobre filmes