null: nullpx
filmes-Zappeando

"Segredos de um Escândalo" é baseado em história real impactante: filme é aclamado

Considerado um nome forte entre os candidatos ao Oscar 2024, filme conta história polêmica que chocou o mundo em 1996
Publicado 17 Jan 2024 – 01:36 PM EST | Atualizado 17 Mai 2024 – 03:41 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Filme "Segredos de um Escândalo" (2023) é baseado em fatos reais Crédito: Divulgação/Netflix

Polêmico, chocante e perturbador: esses são apenas alguns dos adjetivos que tem sido constantemente usados para definir o filme "Segredos de um Escândalo" ("May December"), que estreou nos cinemas brasileiros. Saiba mais sobre o longa-metragem aclamado pela crítica e considerado favorito em diversas premiações da temporada:

História do filme "Segredos de um Escândalo"

O filme "Segredos de um Escândalo" conta a história de Gracie (Julianne Moore) e seu marido, Joe (Charles Melton), que é 23 anos mais novo que ela. O relacionamento dos dois começou quando ele ainda tinha apenas 13 anos, o que causou um grande escândalo na mídia.


Pouco mais de 20 anos depois do início da relação, o casal está vivendo junto e se preparando para que seus filhos gêmeos comecem o Ensino Médio. As vidas de Gracie e Joe, no entanto, começam a virar de cabeça para baixo quando a atriz Elizabeth Berry (Natalie Portman) os visita para estudar o passado dos dois para a produção de um filme.

História real por trás de "Segredos de um Escândalo"


"Segredos de um Escândalo" é inspirado em uma história real que aconteceu em 1996, no município de Burien, ao sul de Seattle, noroeste dos Estados Unidos. Na época, ganharam as manchetes as notícias sobre Mary Kay Letourneau, uma professora da Shorewood Elementary School, que mantinha um relacionamento com Vili Fualaau, um de seus alunos.

Mary Kay tinha 34 anos, era casada e mãe de quatro filhos quando começou a se relacionar com Vili, então com 12 anos. Um ano depois, a professora engravidou do aluno e o "romance" proibido acabou virando ainda caso de polícia.

Quem faz parte do elenco de "Segredos de um Escândalo"


Além da história impactante, "Segredos de um Escândalo" ainda se destaca por seu elenco de peso, com atrizes protagonistas vencedoras do Oscar. Natalie Portman, que interpreta Elizabeth Berry, já foi indicada ao mais famoso prêmio do cinema três vezes, levando a estatueta em 2011, por "Cisne Negro".

Julianne Moore, por sua vez, recebeu o Oscar de Melhor Atriz em 2015, pelo filme "Para Sempre Alice", e já foi indicada ao prêmio outras cinco vezes. Charles Melton, que vive Joe em "Segredos de um Escândalo", é conhecido por seu trabalho na série "Riverdale" (2017-23).

"Segredos de um Escândalo" virou sucesso de crítica


Dirigido por Todd Haynes, o mesmo de "Carol" (2016) e "O Preço da Verdade" (2020), o drama "Segredos de um Escândalo" vem sendo aclamado pela mídia especializada e, no site agregador Rotten Tomatoes, aparece com aprovação de 90% da crítica.

De acordo com o jornal britânico The Observer, o filme "é desconfortável, descomplicado, totalmente ilícito e, por isso, funciona tão bem". Para a crítica da New York Magazine, o longa "é uma ode brilhante à toxicidade feminina que começa de forma artificial e que termina em um lugar próximo do terror".

O filme foi indicado em várias categorias de diversas premiações, como Globo de Ouro, Critics Choice Awards e à Palma de Ouro em Cannes e, atualmente, tem sido apontado como um forte candidato a prêmios no Oscar de 2024.

"Segredos de um Escândalo": onde assistir

O filme "Segredos de um Escândalo" está disponível para assinantes no streaming Amazon Prime Video.

Filmes

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse