null: nullpx
barbie-Zappeando

Qual é a origem da Barbie: filha da criadora da boneca da Mattel participa do filme live-action

Barbie foi uma criação de Ruth Handler, que fundou a Mattel com o marido, inspirada na paixão da filha, Barbara Hendler
Publicado 19 Jul 2023 – 02:45 PM EDT | Atualizado 19 Jul 2023 – 02:45 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Margot Robbie é Barbie no live-action da boneca Crédito: Divulgação/IMDB

A Barbie se consagrou como um ícone mundial que influencia gerações há mais de 60 anos, provando que podemos ser tudo o que quisermos, acompanhando a moda e os costumes de cada época. A boneca é uma criação de Ruth Handler, fundadora da Mattel, que pensou na filha, Barbara Handler, com participação especial no live-action de mesmo nome.

Qual é a origem da Barbie? Entenda como surgiu

A fundadora da Mattel teve a ideia de tirar a Barbie do papel depois de ver o quanto Barbara, hoje com 82 anos, gostava de brincar e trocar as roupinhas de suas bonecas, que eram bem diferentes, sempre remetendo aos bebês.

Ruth deu a tarefa de criar uma boneca de plástico americana para o designer Jack Ryan em 1958, fazendo com que o mundo conhecesse sua primeira Barbie apenas um ano depois, com acessórios para serem trocados.


O avanço ao longo dos anos foi bem expressivo, consolidando a Barbie no mercado, além de ficar ainda mais alinhada com as tendências da moda mundial, personificando também grandes figuras, começando por Jacqueline Kennedy.

A primeira boneca negra, Christie, foi lançada em 1969, época em que as pernas da Barbie ficaram mais flexíveis, os olhos azuis e as roupas mais coloridas que foram aprimoradas ao longo das décadas de 1970 e 1980.

Em 1990, a Barbie voltou a ser um acontecimento ao permitir o surgimento de novas bonecas, com diferentes profissões e até cadeira de rodas, apostando na inclusão social em suas últimas coleções.


Novas Barbies chegaram em 2016 com cabelos crespos, vitiligo, Síndrome de Down e formas corporais mais reais. Com o lançamento do live-action, que estreia no Brasil em 20 de julho, a curiosidade em torno da história só aumentou.

O que a idealizadora da Barbie faz no filme?

Diretora responsável por um dos filmes mais aguardados do ano, Greta Gerwig não economizou em referências para o longa, planejando uma homenagem para a origem da Barbie através de Barbara Hendler.

A filha de Ruth aparece em cena marcante do primeiro trailer, brincando com bonecas em vídeo, quando fala: "Só há um final para os humanos. […] Ideias vivem para sempre".


Assista ao vídeo:

Mais sobre "Barbie"

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse