Por que querem que você assista a “Roma” e não a “Bird Box” na Netflix? 5 motivos

por | dez 28, 2018 | Filmes

Lançamento da Netflix, “Bird Box” mexeu com o coração do público – para o bem e para o mal. O filme dividiu opiniões e, entre os mais críticos à superprodução de Sandra Bullock, a sugestão é trocá-la por outro Original do streaming: “Roma”, do diretor Alfonso Cuarón.

Na internet, muita gente comentou que “Roma” é o filme que deveria ganhar tanta atenção assim – e não “Bird Box”, cujas teorias e até memes têm tomado conta das redes.

https://twitter.com/gofrakyourself/status/1078590466378080257

Motivos para assistir “Roma”

Não é à toa que tanta gente tem apontado o filme de Cuarón como a grande produção da Netflix – aclamado não só pelo público, o longa também tem sido unanimidade entre a crítica.

#1 Premiações

O filme já foi vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza e tem três indicações importantes ao Globo de Ouro: Melhor Diretor, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro para Cinema.

Além disso, já foi eleito um dos melhores do ano pela Associação Nacional de Críticos dos EUA. Os indicados ao Oscar 2019 ainda não foram anunciados, mas a crítica já indica que “Roma” deve aparecer entre os principais filmes do ano.

#2 Identificação

O filme acompanha uma família da classe média mexicana durante a década de 1970, a partir da história da empregada e babá, Cleo (Yalitza Aparicio). De forma muito natural e realista, o espectador mergulha na história e é impossível não se identificar com situações do cotidiano.

Assim, temas importantes estão fortemente presentes no filme, como a relação entre patrão e empregado, abandono dos pais, gravidez indesejadas, entre outros dilemas sociais.

#3 História original

Em preto e branco, o filme procura oferecer uma experiência diferente ao público. Assim, sem muito contraste nas imagens, o som e os elementos em cena oferecem uma imersão diferente do que estamos acostumados e funcionam para prender a atenção.

Além disso, Alfonso Cuarón se inspirou muito em sua própria vida para escrever o roteiro: as casas, locais e cenários fizeram parte da história dele. Assim, é impossível não se emocionar com as memórias, que misturam o passado e o presente em discussões e situações muito atuais.

#4 O Massacre de Corpus Christi

Um dos pontos altos do filme é a representação criteriosa dos eventos e cenários dos ano 70 no México – como a recriação do “Halconazo” ou “Massacre de Corpus Christi”, um confronto entre estudantes e governo que matou mais de 100 pessoas.

Um dos episódios mais trágicos da história do país, o massacre começou com um protesto de estudantes em favor da liberação de presos políticos. O governo, então, enviou um grupo militar para reprimir a manifestação e o embate foi sangrento. Em “Roma”, esta é uma das cenas mais tocantes e realistas.

#5 Atuação de Yalitza Aparicio

Interpretando a empregada Cleo, Yalitza é um dos grandes destaques do filme. A atriz de 26 anos é mixteca – um grupo de nativos do país – e já foi apontada pela revista Time como a melhor atuação do ano.

Sem experiência nenhuma em cinema, Yalitza era professora pré-escolar no México quando foi convidada por Cuarón para participar de “Roma” – e deu um show: não faltam momentos superemocionantes de sua personagem no filme.

https://www.instagram.com/p/BrfleeWgATU/?utm_source=ig_embed

Além disso, Yalitza fez história ao se tornar a primeira mulher mixteca a aparecer na Vogue. “Estão sendo quebrados certos estereótipos de que apenas pessoas de um determinado perfil podem sonhar em estar num filme ou capa de revista”, declarou a atriz.

O que assistir na Netflix?