null: nullpx
Clássicos-Zappeando

Filmes que já completaram mais de 20 anos e nem vimos passar: só clássicos na lista

"Legalmente Loira", filme que marcou os anos 2000, foi lançado em novembro de 2001, se tornando um clássico da comédia romântica
Publicado 21 Mar 2022 – 04:22 PM EDT | Atualizado 9 Jun 2022 – 05:39 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Reese Witherspoon se tornou uma verdadeiro fenômeno como Elle Woods em "Legalmente Loira" (2001) Crédito: © 2001 Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc.

Cenas para chorar, morrer de rir e também pensar na vida: quem nunca sentiu aquela nostalgia ao assistir filmes dos anos 2000? Alguns filmes da época já tem mais de 20 anos e viraram verdadeiros clássicos do cinema. Da comédia "Legalmente Loira" (2001) ao fofo "Diário da Princesa" (2002), relembre os filmes que já completaram mais de duas décadas - e ainda continuam emocionando os fãs mundo afora:

Filmes clássicos que já completaram mais de 20 anos

"As Panteras"

  • Onde assistir: Amazon Prime Video

No filme lançado em 2000, Natalie (Cameron Diaz), Dylan (Drew Barrymore) e Alex (Lucy Liu), são um super time de detetives multitalentosas que trabalham para o misterioso Charlie - o CEO de uma super agência que só se corresponde por rádio. Depois que "As Panteras", como são conhecidas, recebem a missão de investigar o sequestro do bilionário Eric Knox, enfrentam o maior desafio de sua carreira até então. A aventura acabou vencendo o TV Movie Awards como Melhor Sequência de Dança.

"Crossroads"

  • Onde assistir: Globoplay

Em 2022, o filme com Britney Spears completa 20 anos desde a estreia nos cinemas. Depois de 8 anos afastadas, as amigas de infância Lucy (Britney Spears), Mimi (Taryn Manning) e Kit (Zoe Saldana), se reencontram na noite de formatura. Elas acabam planejando uma viagem de carro pelos Estados Unidos em busca de seus sonhos.

A aventura das três melhores amigas é marcada por momentos inesquecíveis com muita música até a Califórnia. Tudo isso graças a carona do misterioso amigo de Mimi, Ben (Anson Mount), que acaba se envolvendo com a personagem da cantora Britney Spears, promovendo algumas reviravoltas nesse passeio.

"Gladiador"

  • Onde assistir: Netflix

O longa-metragem de Ridley Scott estreou também no ano 2000. Na trama, Maximus (Russell Crowe) é um general romano admirado e adorado pelo povo, assim como pelo imperador Marcus Aurelius (Richard Harris). Antes da sua morte, o imperador resolve tornar público o desejo de deixar o trono para Maximus, o que enlouquece seu filho Commodus (Joaquin Phoenix).

Enfurecido, acaba matando seu pai, conquista a coroa e ordena a morte do general, que foge e precisa viver como escravo até conseguir sua vingança. O filme épico foi indicado a 12 categorias do Oscar em 2021 e abocanhou nada menos que cinco estatuetas, entre elas, Melhor Filme e Melhor Ator, para Russel Crowe.

"Grinch"

  • Onde assistir: Netflix


Jim Carrey vive Grinch, o mau humorado verde que odeia o Natal, ao ponto de querer destruí-lo para os cidadãos de Quemlândia. Seu plano é simples, roubar tudo que tenha relação com a data, só que ele não contava que a menina Cindy Lou Who (Taylor Momsen) resolve ficar sua amiga. Com prêmios como MTV Movie Award: Melhor Vilão e Teen Choice Award: Melhor Ataque de Nervos -, a curtição é garantida.

"Harry Potter"

  • Onde assistir: HBO Max

Depois da estreia do primeiro filme da saga "Harry Potter", em 2001, foram lançados mais sete filmes contando as aventuras do bruxinho. O longa completou 20 anos com uma celebração especial para os fãs. Em "Harry Potter: De Volta a Hogwarts", lançado recentemente, é possível conhecer bastidores e reviver as emoções vividas por personagens inesquecíveis como Hermione (Emma Watson), Harry (Daniel Radcliff) e Rony (Rupert Grint), desde "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001).

"Lara Croft: Tomb Raider"

  • Onde assistir: Globoplay

Lara Croft (Angelina Jolie) é uma aventureira sempre em busca de tesouros em impérios perdidos. Até que surge um segredo de seu pai, um famoso arqueólogo que está desaparecido. Com isso, a jovem é colocada de frente com seu maior desafio, envolvendo o tesouro do Triângulo da Luz.

A relíquia histórica é capaz de alterar o tempo e espaço, logo, corre risco se cair nas mãos de uma sociedade secreta que deseja dominar o mundo. Com altas doses de adrenalina, o filme foi indicado a prêmios como VMA (MTV Video Music Awards) e Teen Choice Awards.

"Legalmente Loira"

  • Onde assistir: Globoplay

Elle Woods (Reese Witherspoon) é a rainha do estilo, determinada, presidente da fraternidade onde estuda e namora o garoto dos sonhos: Warner Huntington lll (Matthew Davis). No entanto, quando Warner a abandona, julgando a garota fútil demais para acompanhá-lo em sua nova vida como estudante de Direto em Harvard, ela dá a volta por cima e vai em busca do seu grande amor.

Elle não se dá por vencida e prova que é capaz de passar para o mesmo curso de Direito, em uma das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos, Com muito rosa, estilo e risadas, o filme também levou para casa prêmios em 5 categorias no MTV Movie Award, incluindo Melhor Personagem feminina.

"Monstros S.A"

  • Onde assistir: Disney +

Conheça Monstros S.A, a maior fábrica de sustos do mundo! Por lá, portais levam monstros para os quartos das crianças, onde o medo é o responsável por gerar a energia necessária para a sobrevivência de toda a cidade. Entre as criaturas que trabalham lá, a dupla que mais apavora os pequenos é Sulley, (John Goodman), grande, com pelos azuis e chifres. Além de seu assistente, o pequeno Mike Wazowski (Billy Crystal).

Como o principal recurso da empresa são os gritos, crianças são proibidas de entrar na fábrica, até que a garotinha Bu (Mary Gibbs), escapa de Sulley, causando a maior confusão. A animação para toda a família foi vencedora do Oscar em 2002 de Melhor Canção Original - "If I Didn’t Have You".

"Moulin Rouge"

  • Onde assistir: Amazon Prime Video

Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que acaba de se mudar para um bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Por lá, ele se entrega ao estilo de vida regado a música, a bebida da fada verde (absinto) e noites incríveis no cabaré Moulin Rouge, onde se apaixona pela estrela intocável, Satine (Nicole Kidman).

Em 2002, foi indicado a 8 Oscars, incluindo de Melhor Atriz para Nicole Kodman. A produção acabou vencendo nas categorias Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte.

"O Diário da Princesa"

  • Onde assistir: Disney +

Mia (Anne Hathaway) é uma típica adolescente de 15 anos, que vive com sua mãe Helen (Caroline Goodall) em São Francisco. Certo dia, recebe a inesperada visita de sua avó que não conhecia, a rainha Clarisse Renaldi (Julie Andrews).

Além da surpresa, a garota ainda descobre ser princesa de Genóvia, na Europa. Agora, resta a Mia decidir se aceita assumir seu lugar como rainha ou abdicar do trono. O filme recebeu uma indicação no MTV Movie Awards, na categoria de Melhor Revelação Feminina, para Anne Hathaway.

"O Diário de Bridget Jones"

  • Onde assistir: Amazon Prime Video

Bridget Jones (Renée Zellweger) tem 32 anos, solteira e está insatisfeita com seu trabalho. Até que na noite de Ano Novo, resolve assumir o controle de sua vida e para tal decide documentar as mudanças que pretende fazer em um diário.

Com uma trilha sonora incrível, a história ainda surpreende com o desenrolar da vida amorosa de Bridget, envolvendo dois homens charmosos, Daniel Cleaver (Hugh Grant) e Mark Darcy (Colin Firth). Venceu o BAFTA 2002 como Melhor Filme Britânico.

"O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel"

  • Onde assistir: HBO Max

O primeiro filme da trilogia estreou nos cinemas em 2001, contando a história do hobbit Frodo (Elijah Woods), que ganha a missão do seu tio de destruir um anel maligno e fantástico. Para tal, conta com seu amigo Sam (Sean Astin), com quem enfrenta diversos perigos e seres que desejam roubar a poderosa joia.

Até que mais hobbits, elfos, anões, dois humanos e o mago Gandalf (Ian McKellen) se unem a Frodo para ajudar, formando a Sociedade do Anel. A trilogia fez história nos cinemas com 30 indicações à estatueta, conquistando 17. Somente o filme "Sociedade do Anel" foi vencedor do Oscar de Melhor Fotografia, Maquiagem, Trilha Sonora e Efeitos Visuais.

"Pequenos Espiões"

  • Onde assistir: Amazon Prime Video

Comédia e aventura estão garantidas quando a jovem Carmen (Alexa Vega) e seu irmão Juni (Daryl Sabara), são os únicos capazes de salvar seus pais espiões, Gregorio (Antonio Banderas) e Ingrid Cortez (Carla Gugino).

Na narrativa, o casal é um dos sete espiões que foram sequestrados pelo super vilão Fegan Floop (Alan Cumming), que com sua tecnologia avançada transforma a aparência e personalidade de humanos, para dominar o mundo. O filme já levou ALMA Award pela direção com Robert Rodriguez.

"Planeta dos Macacos"

  • Onde assistir: Apple TV +

O filme de 2001 tem direção de Tim Burton e ninguém menos que Mark Wahlberg no elenco. O filme segue para o futuro, no ano de 2029, quando o astronauta Leo Davidson embarca em uma missão que dá errada - e ele acaba desembarcando em um planeta onde macacos inteligentes governam a raça humana. Foi indicado ao BAFTA e Satellite Awards em 2002.

“Shrek”

  • Onde assistir: Netflix

Shrek é o ogro rabugento, mas com uma personalidade autêntica: seu jeito teimoso faz com que não suporte as criaturas dos contos de fadas que moram no pântano onde vive. Por isso, com o objetivo de se ver livre desses seres mágicos, faz um trato com um príncipe que pretende se casar com a princesa Fiona, que se encontra em uma torre guardada por um dragão.

O longa é vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2002, assim como repleto de risadas e momentos inusitados, indicado para todas as idades. Tem mais: conta com dubladores como Mike Myers (Shrek) e Cameron Diaz (Fiona), além de ter ganhado mais filmes como sequência, nos últimos anos.

"Uma Mente Brilhante"

  • Onde assistir: Amazon Prime Video

John Forbes Nash Jr. é um gênio da matemática, tanto que aos 21 anos desenvolveu um aclamado teorema no meio em que trabalha. Apesar do talento e de um belo casamento, seu comportamento começa a ser afetado quando descobre que sofre de esquizofrenia.

Depois de anos de luta com a doença, ainda encontra determinação e ganha um prêmio Nobel. O filme foi vencedor de 4 Oscars, entre eles Melhor Filme e Melhor Diretor em 2002, sendo considerado um sucesso entre a crítica especializada.

Filmes que marcaram época

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse