null: nullpx
filmes-Zappeando

Quem é Lily Gladstone: conheça a primeira mulher nativo-americana indicada ao Oscar

Filha de pai indígena e mãe branca, atriz chamou atenção da crítica com seu trabalho no filme "Assassinos da Lua das Flores"
Publicado 29 Jan 2024 – 02:11 PM EST | Atualizado 29 Jan 2024 – 02:11 PM EST
Compartilhar
Default image alt
Lily Gladstone chamou a atenção do público e da crítica por sua atuação em "Assassinos da Lua das Flores" (2023) Crédito: Frazer Harrison/Getty Images

Lily Gladstone era um nome completamente desconhecido pelo grande público até o lançamento do filme " Assassinos da Lua das Flores" ("Killers of the Flower Moon"). O longa-metragem, dirigido por Martin Scorsese e lançado em outubro de 2023, não somente revelou ao mundo o talento da artista, como também garantiu a ela uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz.

Quem é Lily Gladstone: conheça indicada ao Oscar de Melhor Atriz

Nascida na reserva Blackfeet, no estado de Montana, nos Estados Unidos, Lily Gladstone é filha de pai indígena e mãe branca, e desde a infância se interessa pelas artes. Depois que se mudou com a família para Seattle, ela passou a estudar atuação e a fazer testes para produções independentes.


Em 2012, Lily Gladstone fez sua estreia no filme "Terapia Intensiva" e, nos anos seguintes, participou de longas como "Certas Mulheres", "Em Retirada" e "The Unknown Country" antes de ser convidada a integrar o elenco de "Assassinos da Lua das Flores".


No filme de Martin Scorsese, Lily interpreta Mollie Burkhart, personagem que representa o sofrimento, a solidão e a força da mulher indígena em meio a dizimação da tribo Osage, de Oklahoma, pelos brancos americanos no início da década de 1920.

Apesar de estar ao lado de grandes nomes do cinema como Leonardo DiCaprio e Robert De Niro, Lily Gladstone é quem rouba a cena do longa com sua interpretação contida, mas cheia de força. O trabalho da atriz não passou despercebida e foi aclamado pela crítica especializada.


Além de ter sido a primeira indígena nativo-americana a ganhar um Globo de Ouro em 81 anos de história de premiação, Lily Gladstone ainda é a primeira a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz.

No mais famoso prêmio do cinema, "Assassinos da Lua das Flores" recebeu ainda outras 9 indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, entre outras categorias.

Filmes

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse