null: nullpx
ViX Brasil Filmes

Qual foi o último filme brasileiro indicado ao Oscar? Relembre os filmes que concorreram

"Central do Brasil" (2019) foi o último a disputar a estatueta mais famosa do cinema como Melhor Filme Internacional
Publicado 12 Jan 2024 – 02:35 PM EST | Atualizado 1 Fev 2024 – 09:52 AM EST
Compartilhar
Default image alt
Estatueta do Oscar, mais famoso prêmio da indústria cinematográfica Crédito: Andrew H. Walker/Getty Images

Há 25 anos o Brasil tenta, sem sucesso, uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Na mais recente disputa ao prêmio, o longa "Retratos Fantasmas" (2023), de Kleber Mendonça Filho, diretor de "Bacurau", foi selecionado para representar o país, mas infelizmente não conseguiu uma vaga entre os indicados.


O último longa-metragem brasileiro indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional foi "Central do Brasil", de 2019. Dirigido por Walter Salles, o longa ainda conseguiu uma nomeação para Fernanda Montenegro na categoria de Melhor Atriz. A artista veterana foi a primeira atriz latino-americana a concorrer ao prêmio e, até hoje, é a única a ter sido indicada por uma produção falada em português.

Mas a história do Brasil no Oscar é bem mais antiga e extensa do que muita gente imagina. Relembre os títulos nacionais que concorreram ao mais famoso prêmio da indústria cinematográfica:

Filmes brasileiros indicados ao Oscar

O primeiro longa-metragem brasileiro indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional foi "O Pagador de Promessas", de 1963. Dirigido por Anselmo Duarte, a obra já havia recebido a Palma de Ouro do Festival de Cannes, mas não levou a estatueta do Oscar.


O Brasil só voltaria a ter um representante no Oscar 33 anos depois, em 1996, com "O Quatrilho", dirigido por Fábio Barreto. Estrelado por Glória Pires e Patrícia Pillar, o longa-metragem pode ser visto online, de graça e de forma segura na plataforma de streaming ViX.

ViX é o serviço de streaming do grupo TelevisaUnivision que oferece séries, novelas latinas e filmes totalmente de graça. A plataforma está disponível via web, em aparelhos de TV conectada (como Roku, ChromeCast, Apple TV e Amazon Fire Stick) e, claro, também no celular.


Em 1998, o filme "O Que É Isso, Companheiro?", de Bruno Barreto, também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, mas não saiu vitorioso da disputa. "Central do Brasil", então, seria o último longa brasileiro indicado para a categoria, na cerimônia de 2019.


Mas para além das indicações a Melhor Filme Internacional, o Brasil conquistou ainda outras nomeações ao prêmio. Em 2002, " Cidade de Deus" ficou de fora da disputa na categoria, mas, no ano seguinte, após fazer sucesso nos cinemas dos Estados Unidos e da Europa, acabou concorrendo aos Oscar de direção (Fernando Meirelles), roteiro adaptado (Bráulio Mantovani e Paulo Lins), edição (Daniel Rezende) e fotografia (César Charlone).


Em 2016, a animação "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, foi indicado na categoria de Melhor Animação. Mais recentemente, em 2020, foi a vez de " Democracia em Vertigem" representar o Brasil no Oscar. O longa dirigido por Petra Costa sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff foi um dos indicados na categoria de Melhor Documentário.

Filmes

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse