null: nullpx
filmes-Zappeando

"Aftersun" é tesouro escondido na Netflix: filme sensível mostra relação de pai e filha

Filme mostra filha revisitando memórias de infância com o pai e conhecendo um lado dele que não percebeu na época
Publicado 3 Mar 2024 – 01:00 PM EST | Atualizado 3 Mar 2024 – 01:01 PM EST
Compartilhar
Default image alt
Cena de "Aftersun" (2022) Crédito: Reprodução/Netflix

Lançado em 2022, “ Aftersun” é uma joia escondida na Netflix. Na trama protagonizada por Paul Mescal (“Foe”), um pai e uma filha curtem momentos juntos, mas tudo é permeado por uma sensação misteriosa de melancolia que resulta em uma história sobre memórias e reconciliação.

Saiba tudo sobre o filme “Aftersun”, que está na Netflix:

“Aftersun”: história, elenco e mais detalhes


A história de “Aftersun” se passa na década de 1990, onde a pequena Sophie (Frankie Corio), de 11 anos, e o pai, Calum (Paul Mescal), estão de férias na Turquia. Nas cenas, os dois aparecem curtindo muito o momento de lazer, deixando claro que há uma relação amigável e companheira entre os dois. O momento entre os dois é um período raro visto que Sophie vive com a mãe em outro lugar – e, juntos, eles são suas melhores versões.


O tempo passa e, 20 anos depois, Sophie (Celia Rowlson-Hall) tem lembranças encantadoras do pai, algo que revive vendo gravações antigas. Nesse novo momento da vida, no entanto, as lembranças são marcadas por certa tristeza quando ela nota que, na infância, não tinha consciência de outro lado de seu pai, um mais melancólico e misterioso. Sophie então tenta reconciliar a ideia que tinha do pai com um homem que, na realidade, não chegou a conhecer.

Final de “Aftersun” explicado


[Atenção, o texto abaixo contém spoilers do filme]

Enquanto Sophie examina as lembranças que tem do pai, ela tenta decifrar o que há por trás da tristeza demonstrada por ele – algo que, na época, ela não percebeu. Esse motivo, no entanto, não fica claro para o espectador. É possível deduzir, porém, que Calum pode ter vivido uma infância marcada por negligência, que enfrenta problemas relacionados a dinheiro e que não sabe se voltará a ver Sophie após aquela viagem.

Ao mesmo tempo, Sophie passa por um processo de autoconhecimento e, em dado momento, passado e presente se misturam na trama. A última lembrança dos dois juntos que é revisitada é a dos dois se despedindo no aeroporto, quando Sophie retorna a Edimburgo, na Escócia, e Calum se mostra deprimido.


No final de “Aftersun”, não é possível saber qual foi o destino de Calum ou da relação dos dois. Sophie aparece então acompanhada por uma silhueta feminina, dando a entender que ela vive um relacionamento com uma mulher. De forma a deixar a interpretação para o espectador, Sophie ainda aparenta estar tentando resolver o quebra-cabeça deixado pelas memórias com o pai.

“Aftersun”: elenco


Os personagens principais da trama, Calum e Sophie, são vividos por Paul Mescal, Frankie Corio e Celia Rowlson-Hall. Conhecido especialmente por “Aftersun”, Mescal também é famoso pelo filme “Foe” e pela série “Normal People”.

Enquanto isso, a atriz mirim é estreante, e Rowlson-Hall participou de trabalhos como o filme “Ma” e “A Morte Convida para Dançar”.

Mais detalhes de “Aftersun”


“Aftersun” está disponível tanto no catálogo da Netflix quanto no Amazon Prime Video (somente para usuários premium). O filme da A24 tem 1 hora e 22 minutos e, na Netflix, está disponível tanto no idioma original (inglês) com legendas quanto dublado em português.

Filmes

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse